CONTAGEM REGRESSIVA PARA A SNCT-PE

Polos estão prontos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; última reunião será nesta quarta (16)

Os polos pernambucanos estão em contagem regressiva para mais uma Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na próxima quarta (16), acontece a última reunião de organização. Neste encontro, além de serem informados o percurso das caravanas e as programações de cada local, parte das instituições  receberá os exemplares da exposição “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. A reunião será às 10h, no auditório do Espaço Ciência.

Terão prioridade para receber estes primeiros exemplares os municípios e polos que têm programação já no início da semana. Para transporte, é necessário um carro maior (do porte de uma van) ou com bagageiro. “É importante que, mesmo aqueles polos que não vão levar seus exemplares agora, estejam presentes para conhecer a exposição e participar de formação”, afirma Roberta Cristina, da coordenação da SNCT-PE.

Confira os contemplados na primeira entrega:

• BONITO
  • BEZERROS
  • LAJEDO
  • GARANHUNS
  • CARUARU
  • ARCOVERDE
  • TIMBAÚBA
  • VICÊNCIA
  • ANGELIM
  • IPOJUCA
  • PAULISTA
  • AGRESTINA
  • NAZARÉ DA MATA
  • RIACHO DAS ALMAS

A segunda etapa de entrega das exposições ocorrerá no início da semana de realização das atividades. Todos os polos serão contactados por telefone.

Também já estão sendo contactados os municípios que receberão as Caravanas da Ciência: Ciência Móvel, Notáveis Cientistas de Pernambuco/Planetário e Caravana da Astronomia. O percurso de cada uma será informado durante a reunião.

ATIVIDADES – Os vários polos, nos diversos municípios do estado, estão na reta final para a realização das atividades. A empolgação das equipes de Riacho das Almas e de Vicência, que sediarão a abertura e encerramento, é indício de que, mais uma vez, Pernambuco vai fazer bonito na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A equipe de organização do Espaço Ciência visitou os dois municípios (fotos ao lado), conheceu os locais onde serão realizadas atividades, foi informada sobre detalhes da programação.

Nas duas cidades e em municípios vizinhos, dezenas de escolas mostrarão os resultados dos projetos que vem sendo desenvolvidos. Grupos de maracatu, bandas marciais, feira de artesanato e culinária vegana, apresentações culturais, apresentações de robótica, projetos de instituições parceiras… na abertura e no encerramento, as cidades de Riacho das Almas e Vicência prometem uma bela festa de Ciência e Tecnologia.

Mas não só elas. Cada um dos polos, espalhados pelas várias regiões de Pernambuco, se prepara para esta festa da Ciência. Em Arcoverde por exemplo, os alunos dão os últimos retoques nos projetos que estarão na Mostra de Ciências. Em Timbaúba, a cidade se prepara para receber, no dia 25, a CIÊNCIA JOVEM TIMBAÚBA, primeira Feira Municipal de Ciências.

Em alguns locais, a exemplo de Garanhuns e Lajejdo, a programação já começou, com visitas do Ciência Móvel, lançamento de foguetes de garrafa pet, dispersão de sementes aladas, entre ouytras atividades. Outros polos terão programação depois do período oficial. É o caso de Araripina, que realiza, em novembro, sua primeira feira municipal de ciências.