CONFIRA AS NOTAS DO 5º DESAFIO

Já estão disponíveis as notas do penúltimo desafio do Torneio Virtual de Ciência. Confira.

Já estão disponíveis as notas dos vídeos enviados no quinto e penúltimo desafio do 4º Torneio Virtual de Ciência.

> CONFIRA AS NOTAS DO 5º DESAFIO

Todos eles foram avaliados por uma Comissão Técnica, que estabeleceu uma pontuação com base nos  seguintes critérios: criatividade e estética; envolvimento da comunidade escolar na confecção e utilização do relógio; funcionalidade; domínio de conteúdo e qualidade do vídeo (áudio, imagem, cumprimento do tempo). Cada vídeo recebeu três avaliações e a média delas gerou a pontuação final.

O desafio propôs que os alunos montassem um relógio solar na escola ou entorno. E os trabalhos apresentados comprovam que, com materiais simples, é possível construir bons experimentos. Alguns grupos conseguiram fazer relógios até mais detalhados, que possibilitam o acesso a informações sobre hora, mês, estação do ano… Muitas equipes conseguiram envolver toda a comunidade escolar em demonstrações do experimento.

Uma escola de cada série, com maior número de compartilhamentos, recebeu uma pontuação extra de 0,3, que foi somada à nota técnica. Ganharam ponto os grupos do 8º ano da Paulo Pessoa Guerra; 9º ano da Escola Padre Luiz Gonzaga; 1º ano da Escola Tomé Francisco da Silva;  2º da Escola Fernando Pessoa de Mello e 3º ano da Escola Nestor Valgueiro de Carvalho. “Ressaltamos que, para essa pontuação extra, utilizamos a ferramenta alcance, disponível para páginas no Facebook. Ela leva em consideração as curtidas, comentários, acessos ao link e compartilhamentos feitos por perfis diferentes”, explica Arthur Lima, da Coordenação do Torneio.

O próximo desafio será lançado no dia 11 de outubro. As inscrições continuarão abertas até o último desafio. “Mas somente serão premiadas as equipes que cumprirem pelo menos seis desafios”, afirma Arthur.

>> FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

O TORNEIO – O Torneio Virtual de Ciências é promovido pelo Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência em Pernambuco, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

Cada equipe deve desenvolver seu experimento e registrar em vídeo as diferentes etapas e o resultado do trabalho. Os vídeos são postados pelos grupos no Youtube e o link é encaminhado à coordenação da disputa. Todos os vídeos são postados no facebook do Torneio.

O primeiro desafio, lançado na época da Semana da Água, propôs que os participantes coletassem água de uma fonte natural e encontrassem formas de deixá-la potável e natural. No segundo, os participantes foram convidados a encontrar formas de gerar energia elétrica. No terceiro desafio, os participantes identificaram uma fonte de poluição do ar em sua cidade e desenvolveram estratégias de combate. No quarto, o desafio foi para construção de uma tabela periódica e no quinto, para confecção de um relógio solar.