FEIRA DE CIÊNCIAS EM TODA PARTE

Olinda, Timbaúba e Araripina se preparam para suas primeiras Feiras Municipais de Ciências

Os municípios de Olinda, Timbaúba e Araripina se preparam para realizar, nos próximos meses, suas primeiras Feiras Municipais de Ciências. A “Ciência Jovem Olinda” e a “Ciência Jovem Timbaúba” são frutos de parceria com o Espaço Ciência, por meio do projeto Feiras de Ciências em toda parte. Em Olinda, a Feira acontece nos dias 26 e 27 de setembro, no Shopping Patteo. Em Timbaúba, será no dia 25 de outubro, no Colégio Santa Maria. Outra cidade que realiza este ano sua primeira Feira Municipal é Araripina, de 20 a 22 de novembro.

Em Olinda, a perspectiva é reunir cerca de 80 trabalhos da Rede Municipal e Estadual de Ensino. A realização é da Prefeitura Municipal, em conjunto com o Espaço Ciência e Secretaria Estadual de Educação. Os projetos foram selecionados em Feiras de Ciências Escolares.

Em Timbaúba, a iniciativa é de uma escola particular: a Escola Santa Maria. Mas vai abranger todas as redes de Ensino, tanto do município quanto de cidades vizinhas. Com o tema “Ciência e Tecnologia transformando vidas”, a Ciência Jovem Timbaúba terá 50 projetos selecionados pelas escolas. Será realizada no dia 25 de outubro, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Nesta quinta (12), foi realizada a segunda reunião preparatória para a Feira Municipal (foto). O encontro contou com a presença das escolas públicas e particulares de Timbaúba e dos municípios de Ferreiros, Macaparana, Vicência, São Vicente Férrer, Camutanga e Nazaré da Mata.

Em Araripina, a Feira está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação, que está recebendo inscrições de projetos. Foram enviados convites para 76 escolas da Rede Municipal; 8 da Rede Estadual; e cinco privadas.

FEIRAS DE CIÊNCIA EM TODA PARTE – Desde o início do ano, o Espaço Ciência tem investido no estímulo à realização de Feiras de Ciência nas escolas e municípios do estado: é o projeto conhecido como “Feiras de Ciência em toda parte”. Foram realizados seminários de formação em onze municípios e duas Feiras Municipais estão sendo realizadas, com apoio do Museu.

“Realizamos a Ciência Jovem desde que o Espaço Ciência foi criado e sabemos o quanto as Feiras de Ciência são importantes para estimular o gosto pela pesquisa e experimentação científica. Por isso, queremos fomentar a utilização desta estratégia pedagógica nas instituições de ensino e nos municípios”, afirma o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

Entre as cidades que já realizam Feiras de Ciência municipais, além de Olinda, Timbaúba e Araripina, estão: Camaragibe, Recife, São Lourenço, Salgueiro, Serra Talhada, São Vicente Férrer, Poção, Caruaru, Itambé, Macaparana e Vicência.