TVC LANÇA 5º DESAFIO

Astronomia é o mote do penúltimo desafio do Torneio Virtual de Ciência

Setembro é o mês da Astronomia para os pernambucanos. Recentemente, foram instituídas, por meio da Lei 16.500/2018 e da Lei Nº 329/2017, a Semana Estadual de Astronomia e a Semana Municipal de Astronomia do Recife. As leis reconhecem o pioneirismo pernambucano nos estudos astronômicos e prestam homenagem ao astrônomo George Marcgrave que, nascido no dia 20 de setembro, foi responsável pela construção do Observatório Astronômico no Recife, o primeiro das Américas e do Hemisfério Sul. O quinto e penúltimo desafio do Torneio Virtual de Ciência chama atenção para o quanto os astros estão presentes em nossa vida e podem nos orientar no tempo e no espaço. Confira:

CONSTRUA UM RELÓGIO SOLAR EM SUA ESCOLA OU CIDADE

Para avaliação, a equipe de organização levará em conta os seguintes critérios:

• Criatividade e estética
  • Envolvimento da comunidade escolar na confecção e utilização do relógio
  • Funcionalidade
  • Domínio de conteúdo
  • Qualidade do vídeo (áudio, imagem, cumprimento do tempo)

Vale usar a imaginação e desenvolver um modelo bonito, criativo e, claro, funcional. Quanto mais gente estiver envolvida na confecção e utilização do relógio, melhor para o grupo: além da criação, é importante registrar como o relógio está conseguindo atingir a comunidade e cumprir seu objetivo.    “É hora de mostrar o quanto os astros estão presentes em nossa vida e entender como é possível se localizar no tempo e no espaço apenas observando o céu”, afirma Arthur Lima, da Coordenação do TVC.

Todo processo deve ser registrado e transformado em um vídeo a ser postado na plataforma Youtube. Os links devem ser enviados até 23:59h do dia 25 de setembro para o e-mail  torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.

Mesmo aqueles que não enviaram os três primeiros desafios podem participar do quarto. As inscrições permanecerão abertas durante toda a disputa, sendo possível inscrever-se a qualquer momento. “Apenas não será possível premiá-los, já que a premiação será feita apenas aos que cumprirem no mínimo cinco dos seis desafios”, explica Arthur.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. O primeiro desafio aproveitou o tema da Semana da Água e propôs que os participantes coletassem água de uma fonte natural e encontrassem meios de deixá-la potável. O segundo vídeo propôs a criação de um experimento que gerasse energia elétrica.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

SAIBA MAIS SOBRE O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA