CONFIRA AS NOTAS DO 4º DESAFIO

Notas do 4º desafio já podem ser acessadas pelos participantes do 4º Torneio Virtual de Ciência

Já estão disponíveis as notas dos vídeos enviados no quarto desafio do 4º Torneio Virtual de Ciência.

CONFIRA AS NOTAS DO 4º DESAFIO

Todos eles foram avaliados por uma Comissão Técnica, que estabeleceu uma pontuação com base nos  seguintes critérios: criatividade/originalidade; domínio de conteúdo; envolvimento da comunidade escolar; possibilidades de utilização como ferramenta pedagógica;  e qualidade do vídeo. Cada vídeo recebeu três avaliações e a média delas gerou a pontuação final.

O desafio propôs que os alunos montassem uma tabela periódica na escola ou entorno. A ideia era envolver os alunos e a comunidade escolar em um processo criativo de idealização e montagem de uma tabela, que pudesse depois ser usada como ferramenta pedagógica. As possibilidades de utilização de forma dinâmica e interativa, a acessibilidade, a ludicidade… tudo isso foi levado em consideração.

Uma escola de cada série, com maior número de compartilhamentos, recebeu uma pontuação extra de 0,3, que foi somada à nota técnica. Ganharam ponto de compartilhamento os grupos do 8º ano da Escola Dário Gomes de Lima; 9º ano da Escola Paulo Pessoa Guerra; 1º ano da Escola Tomé Francisco da Silva;  2º da Escola Walmy  Campos Bezerra e 3º ano da Escola Fernando Pessoa de Mello.

O próximo desafio será lançado no dia 9 de setembro. As inscrições continuarão abertas até o último desafio. “Mas somente serão premiadas as equipes que cumprirem pelo menos seis desafios”, explica Arthur Lima.

>> FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

O TORNEIO – O Torneio Virtual de Ciências é promovido pelo Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência em Pernambuco, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

Cada equipe deve desenvolver seu experimento e registrar em vídeo as diferentes etapas e o resultado do trabalho. Os vídeos são postados pelos grupos no Youtube e o link é encaminhado à coordenação da disputa. Todos os vídeos são postados no facebook do Torneio.

O primeiro desafio, lançado na época da Semana da Água, propôs que os participantes coletassem água de uma fonte natural e encontrassem formas de deixá-la potável e natural. No segundo, os participantes foram convidados a encontrar formas de gerar energia elétrica. No terceiro desafio, os participantes identificaram uma fonte de poluição do ar em sua cidade e desenvolveram estratégias de combate. Neste quarto, o desafio foi para construção de uma tabela periódica.

ACOMPANHE O 4º TVC: