SNCT-PE: AVANÇA ORGANIZAÇÃO

Integrantes de polos em mais de 15 municípios compartilham ideias para a Semana Nacional de CeT em PE

A empolgação marcou a terceira reunião de organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Representantes de polos em mais de 15 municípios do estado compartilharam experiências e propostas para o evento. Vários deles já estão escrevendo seus projetos, que serão submetidos ao edital da Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação – cujo prazo vai até dia 22. (SAIBA MAIS SOBRE OS EDITAIS DO CNPq)  

Em várias cidades e instituições, as atividades já começaram. O tema, “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, já vem sendo trabalhado nas escolas, que prometem para outubro a culminância deste trabalho. Feiras de Ciência, trilhas ecológicas, palestras, minicursos, oficinas… são várias as ideias que prometem agitar a SNCT em Pernambuco. Dois novos coordenadores regionais se uniram ao time dos vinte embaixadores que estão alavancando o alcande do evento. (CONFIRA A LISTA DE COORDENADORES REGIONAIS)

O Espaço Ciência, por sua vez, continua com o formulário de solicitação das Caravanas da Ciência aberto, para os que desejarem requisitar uma visita do Ciência Móvel; Caravana da Astronomia; ou Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco/Planetário durante a SNCT. (ACESSE O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DAS CARAVANAS DA CIÊNCIA)

Também está aberto o formulário de solicitação das exposições , que estão sendo confeccionadas pelo Espaço Ciência. São três mesas, facilmente desmontáveis, que abrigam seis painéis sobre temas como bioinspiração, bioeconomia em Pernambuco e energias renováveis – cada um deles com divertidos experimentos interativos. Serão confeccionados 30 exemplares para serem usados em atividades itinerantes pelos polos. (ACESSE O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES)

Alguns municípios citaram a importância de buscar, junto à Prefeitura e Câmara de Vereadores, a aprovação de Projetos de Leis para instituir a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. “Com isso, além de você institucionalizar o evento como política pública, e não como política de gestão, você passa a poder contar com um orçamento específico para a ação”, ressalta o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão (CONFIRA A LEI MUNICIPAL DO RECIFE)

Riacho das Almas, cidade que vai sediar a abertura do evento, encheu de expectativas os participantes do encontro. Uma equipe de cinco pessoas esteve presente, incluindo a secretária de Educação e o prefeito da cidade.

“Estamos muito empolgados. Queremos mostrar que Riacho das Almas tem Ciência: somos a terra do primeiro dessalinizador, movido a energia solar, da América Latina. Queremos mostrar que temos bioeconomia: fazemos parte do polo têxtil do estado e temos lavanderias que utilizam o processo de reaproveitamento de água, temos uma culinária e artesãos que trabalham com o conceito de sustentabilidade”, afirma o coordenador regional, Antonio Ferreira, que deliciou os presentes com uma amostra deste trabalho: coxinhas de jaca.

Confira a lista dos municípios que estiveram representados no encontro:

  1. Recife
  2. Olinda
  3. Camutanga
  4. Caruaru
  5. Bezerros
  6. Bonito
  7. Angelim
  8. Riacho das Almas
  9. Paulista
  10. Timbaúba
  11. São Vicente Férrer
  12. Pesqueira
  13. Vicência
  14. Saloá
  15. Salgueiro
  16. Garanhuns
  17. Vitória de Santo Antão

CONFIRA A ATA

CONFIRA A APRESENTAÇÃO

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *