SNCT-PE: AVANÇA ORGANIZAÇÃO

Integrantes de polos em mais de 15 municípios compartilham ideias para a Semana Nacional de CeT em PE

A empolgação marcou a terceira reunião de organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Representantes de polos em mais de 15 municípios do estado compartilharam experiências e propostas para o evento. Vários deles já estão escrevendo seus projetos, que serão submetidos ao edital da Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação – cujo prazo vai até dia 22. (SAIBA MAIS SOBRE OS EDITAIS DO CNPq)

Em várias cidades e instituições, as atividades já começaram. O tema, “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, já vem sendo trabalhado nas escolas, que prometem para outubro a culminância deste trabalho. Feiras de Ciência, trilhas ecológicas, palestras, minicursos, oficinas… são várias as ideias que prometem agitar a SNCT em Pernambuco. Dois novos coordenadores regionais se uniram ao time dos vinte embaixadores que estão alavancando o alcande do evento. (CONFIRA A LISTA DE COORDENADORES REGIONAIS)

O Espaço Ciência, por sua vez, continua com o formulário de solicitação das Caravanas da Ciência aberto, para os que desejarem requisitar uma visita do Ciência Móvel; Caravana da Astronomia; ou Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco/Planetário durante a SNCT. (ACESSE O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DAS CARAVANAS DA CIÊNCIA)

Também está aberto o formulário de solicitação das exposições , que estão sendo confeccionadas pelo Espaço Ciência. São três mesas, facilmente desmontáveis, que abrigam seis painéis sobre temas como bioinspiração, bioeconomia em Pernambuco e energias renováveis – cada um deles com divertidos experimentos interativos. Serão confeccionados 30 exemplares para serem usados em atividades itinerantes pelos polos. (ACESSE O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES)

Alguns municípios citaram a importância de buscar, junto à Prefeitura e Câmara de Vereadores, a aprovação de Projetos de Leis para instituir a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. “Com isso, além de você institucionalizar o evento como política pública, e não como política de gestão, você passa a poder contar com um orçamento específico para a ação”, ressalta o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão (CONFIRA A LEI MUNICIPAL DO RECIFE)

Riacho das Almas, cidade que vai sediar a abertura do evento, encheu de expectativas os participantes do encontro. Uma equipe de cinco pessoas esteve presente, incluindo a secretária de Educação e o prefeito da cidade.

“Estamos muito empolgados. Queremos mostrar que Riacho das Almas tem Ciência: somos a terra do primeiro dessalinizador, movido a energia solar, da América Latina. Queremos mostrar que temos bioeconomia: fazemos parte do polo têxtil do estado e temos lavanderias que utilizam o processo de reaproveitamento de água, temos uma culinária e artesãos que trabalham com o conceito de sustentabilidade”, afirma o coordenador regional, Antonio Ferreira, que deliciou os presentes com uma amostra deste trabalho: coxinhas de jaca.

Confira a lista dos municípios que estiveram representados no encontro:

1. Recife
  2. Olinda