TVC LANÇA 4º DESAFIO

Torneio Virtual de Ciência convida participantes a celebrar Ano Internacional da Tabela Periódica

Depois de uma pausa no mês de julho, o Torneio Virtual de Ciência retoma seu ritmo normal, com mais um desafio. Desta vez, os participantes estão convidados a celebrar o Ano Internacional das Tabela Periódica. Confira o 4º desafio:

MONTE UMA TABELA PERIÓDICA EM SUA ESCOLA OU NO ENTORNO

Para avaliação, a equipe de organização levará em conta a criatividade, o envolvimento da comunidade escolar na confecção e utilização da tabela, a utilidade da tabela como ferramenta pedagógica, sua acessibilidade e o domínio de conteúdo na apresentação – além da qualidade de áudio e imagem no vídeo.

É possível criar modelos e possibilidades diferentes para a tabela periódica, assim como propostas interativas que possam ser utilizadas pela escola. O envolvimento dos diversos professores e alunos na confecção e uso da tabela, bem como as possibilidades de utilização da mesma como ferramenta pedagógica, também serão avaliados. Convém, ainda, torná-la acessível para pessoas com necessidades especiais. Na apresentação, é bom ressaltar os aspectos históricos que envolvem a criação da tabela periódica.

Todo processo deve ser registrado e transformado em um vídeo a ser postado na plataforma Youtube. Os links devem ser enviados até 23:59h do dia 23 de agosto para o e-mail  torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.

A tabela que ajudou a sistematizar e organizar o conhecimento científico é a homenageada do ano de 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Há 150 anos, um cientista russo chamado Dmitri Mendeleev (1834-1907) criou um modelo de organização dos elementos químicos que se tornou referência. Ele não foi o primeiro a buscar esta organização dos elementos. Mas seu modelo apresentou várias vantagens em relação aos anteriores. Além da tabulação, ele observou padrões em suas propriedades, deixou lacunas para os elementos que ainda não haviam sido descobertos e previu com precisão as propriedades químicas e físicas destes elementos ausentes.

Mesmo aqueles que não enviaram os três primeiros desafios podem participar do quarto. As inscrições permanecerão abertas durante toda a disputa, sendo possível inscrever-se a qualquer momento. “Apenas não será possível premiá-los, já que a premiação será feita apenas aos que cumprirem no mínimo cinco dos seis desafios”, explica Arthur Lima, da coordenação do TVC.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. O primeiro desafio aproveitou o tema da Semana da Água e propôs que os participantes coletassem água de uma fonte natural e encontrassem meios de deixá-la potável. O segundo vídeo propôs a criação de um experimento que gerasse energia elétrica.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

SAIBA MAIS SOBRE O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA