INSCREVA-SE NA 25ª CIÊNCIA JOVEM

Feira de Ciências de Pernambuco celebra bodas de prata c om evento na próxima quarta (07)

Estão abertas as inscrições de projetos para mais uma Ciência Jovem – Feira de Ciências de Pernambuco.  Em 2019, a Feira completa 25 anos e, para celebrar, um evento especial de lançamento está programado para a próxima quarta, 7 de agosto, a partir das 10h. Na ocasião, haverá mostra de alguns projetos de destaque, depoimentos de participantes e exposição de fotos.

PROGRAME-SE:
Lançamento da 25ª CIÊNCIA JOVEM
Dia 7 de agosto, às 10h, no auditório do Espaço Ciência

A Ciência Jovem é promovida pelo Espaço Ciência (Museu Interativo de Ciência do Estado de Pernambuco) desde a criação do Museu. “Ela acompanha a nossa história porque sua concepção,  de aprender com a prática e experimentação, é também o conceito explorado no Museu”, explica o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

Nestes 25 anos de experiência, a Feira, que começou com alcance estadual, cresceu, e hoje é uma das maiores do Brasil. Recebe projetos de todos os estados, além de outros países latino-americanos como Chile, México e Paraguai. As inscrições  já podem ser feitas por meio dos formulários abaixo:

INSCRIÇÃO DE PROJETOS (GERAIS)

INSCRIÇÃO DE PROJETOS (AFILIADAS)

O prazo para inscrições vai até o final do mês. Para os projetos indicados pelas Feiras afiliadas, a inscrição deve ser feita até o dia 15. A 25ª Ciência Jovem acontece nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no Shopping RioMar.     

São cinco categorias: Iniciação à Pesquisa, para alunos da Educação Infantil e Fundamental 1; Divulgação Científica, para estudantes do Fundamental 2; Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, voltadas ao Ensino Médio; e Francis Dupuis, para projetos do exterior. Além disso, educadores podem inscrever projetos na categoria Educação Científica e compartilhar experiências pedagógicas bem sucedidas.

Cada escola pode inscrever até dois projetos, em categorias diferentes. Cada projeto deve ser representado por um professor e dois alunos. Todos os inscritos serão submetidos a uma seleção, cujos resultados serão divulgados no dia 20 de setembro.

O Espaço Ciência não cobra taxa de inscrição, mas será de responsabilidade de cada equipe inscrita os custos com transporte, alimentação e hospedagem. Haverá uma ajuda de custo, que será fornecida para uma escola pública selecionada em cada estado brasileiro fora de Pernambuco.

No ano passado, foram selecionados 300 projetos, dentre quase 600 inscritos. A Feira é, ainda, uma das poucas que recebem projetos de alunos desde a Educação Infantil. E também de professores, que encontram espaço para compartilhar experiências pedagógicas bem sucedidas.

Outra característica da Ciência Jovem é o estímulo à realização dos projetos durante todo o ano letivo, de forma integrada ao currículo escolar. Para isso, aqueles que realizam a inscrição antecipada, no mês de março, são beneficiados com uma pontuação extra no resultado final. Este ano, por exemplo, a Feira recebeu mais de 200 pré-inscrições.

A Ciência Jovem tem mais de 80 Feiras afiliadas, das várias partes do país e do exterior. Por meio da relação entre elas, projetos bem sucedidos  na Feira pernambucana são credenciados para outras Feiras nacionais e Internacionais.

A qualidade dos trabalhos apresentados em Pernambuco fica evidente nos resultados obtidos em outros eventos. Este ano, grupos credenciados ou participantes da Ciência Jovem já se apresentaram em eventos nacionais, como a Febrace, em São Paulo e a Milset, em Fortaleza; e em outros países, como Equador e Inglaterra.

ACESSE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *