MANGUEZAL EM FOCO

Começam nesta segunda (22) as comemorações do Dia do Manguezal

A partir desta segunda (22), o Espaço Ciência inicia as comemorações do Dia do Manguezal com uma semana de atividades especiais. Com a parceria de várias instituições, o Museu oferece uma programação dinâmica e atraente para ressaltar a importância da preservação deste ecossistema.  Celebrado na sexta-feira, 26 de julho, o Dia do Manguezal contará também com uma mesa de debates, com participação de organizações como Greengirl, Xô Plástico, ICMBio, Projeto Tapioca, Bioma Brasil e Caranguejo Uçá.

Durante a semana, além da programação de férias, haverá seis atividades especiais. Os visitantes poderão participar de um jogo sobre a cadeia alimentar nos manguezais;  observar um experimento que mostra como a vegetação retém os sedimentos; ou perceber como diferentes elementos naturais absorvem água e como os manguezais controlam enchentes.

Poderão ainda descobrir, de forma dinâmica e interativa, as diferenças entre mangue vermelho, preto e branco; simular um derrame de óleo para testar os diferentes métodos de limpeza; e até mesmo brincar com a lama, simulando a composição do solo do manguezal e concluindo a brincadeira com um banho de argila.

A manhã da quarta-feira (24) será dedicada à limpeza do Manguezal Chico Science. Os visitantes poderão se juntar à equipe do Espaço Ciência e Xô Plástico no mutirão de limpeza. Outra atração, que estará disponível durante a semana inteira, é a Feirinha Green, com produtos naturais e veganos da GreenGirl, Vila La Sopa, Grão Livraria, Cantina Vegetariana, Go Vegan, Delicias da Tata, Flor das Águas, Giralume, Lanata Natural, The Bake Republic, Garden All e Coelho Branco.

DIA DO MANGUEZAL – Completa a programação o passeio de barco, movido à energia solar, pelo Manguezal Chico Science. Com 20 mil m², ele é o que restou do aterro promovido na área ao longo dos anos. Em 1996, quando o Espaço Ciência passou a ocupar um dos parques do Memorial Arcoverde, iniciou um programa para sua conservação e manejo.  Hoje, a vegetação vingou, restaurando todo o ecossistema, com peixes, caranguejos e dezenas de espécies de aves já identificadas.

Apesar dos esforços da equipe do Museu, o lixo proveniente do Canal do Tacaruna sufoca o Manguezal Chico Science, interfere na qualidade das águas e obriga o Espaço Ciência a promover com frequência mutirões de limpeza, a exemplo do que vai ser realizado na quarta-feira, 24 de julho.

O Dia  Internacional para a Conservação do Manguezal foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas em 6 de novembro de 2015. Nesta data é lembrada a morte, em 1998, do ativista do Greenpeace Hayhow Daniel Nanoto, durante um protesto em Muisne, no Equador. Em 2000, o país  passou a celebrar  na mesma data, o Dia de Defesa do Mangue.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *