DIA NACIONAL DA CIÊNCIA

Na segunda (8), pesquisadores aquecem a programação de férias e conversam com visitantes sobre a Ciência que produzem

Na próxima segunda, 8 de julho, uma atividade especial se une à programação de férias e celebra o Dia Nacional da Ciência. Durante a tarde, professores e pesquisadores são convidados especiais do Espaço Ciência. Eles estarão nas várias áreas do Museu, onde conversam com os visitantes sobre aquilo que produzem. A data marca o 71º aniversário de fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e contará com atividades em várias partes do país.

Entre as pesquisadoras que estarão no Museu, está a professora Maria do Carmo Soares, que também é a conselheira da SBPC, recentemente eleita para a Secretaria Regional em Pernambuco. Ela é engenheira de Pesca, com mestrado em Produção Aquática e doutorado em Zootecnia. Atua com pesquisas na área de Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Para ela, esta é uma data importante para  chamar a atenção para a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela Ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.

Para Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência, a data se reveste de importância especial em um cenário de sucateamento da produção científica do país. “O cortes no orçamento para a Ciência e para a Educação são drásticos e podem significar um retrocesso sem paralelo na história da Ciência brasileira”, denuncia Pavão.

Em abril deste ano, o governo cortou 42% da verba do Ministério da Ciência e Tecnologia, o que gira em torno de 2 bilhões de reais. O Ministério da Educação também anunciou contingenciamentos que arriscam o funcionamento regular das universidades públicas.