CONFIRA O 3º DESAFIO DO TVC

Torneio Virtual de Ciência entra no clima do Dia Mundial do Meio Ambiente e estimula o combate à poluição do ar

Para fechar com chave de ouro a Semana do Meio Ambiente, o 4º Torneio Virtual de Ciência convida os participantes a combaterem a poluição do ar. O tema, lançado pela ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente, é o mote do terceiro desafio da disputa:

IDENTIFIQUE UMA FONTE DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM SUA CIDADE E DESENVOLVA UMA ESTRATÉGIA PARA TRATAR O PROBLEMA

Entre as estratégias para combater os efeitos desta poluição, os grupos podem criar um experimento que reduza os efeitos desta fonte poluente; desenvolver um equipamento para medir essa poluição; promover uma campanha de conscientização; realizar um projeto de plantio de árvores; entre outras alternativas.

As equipes podem pensar em uma ou mais de uma estratégia. “É importante usar a criatividade e envolver a comunidade no processo”, ressalta Arthur Lima, da Coordenação do Torneio.

Todo processo deve ser registrado e transformado em um vídeo a ser postado na plataforma Youtube. Os links devem ser enviados até 23:59h do dia 24 de junho para o e-mail  torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.

Mesmo aqueles que não enviaram o primeiro e o segundo desafio podem participar do terceiro. As inscrições permanecerão abertas durante toda a disputa, sendo possível inscrever-se a qualquer momento. “Mas vale ressaltar que só serão premiadas as equipes que cumprirem no mínimo seis desafios”, explica Arthur.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. O primeiro desafio aproveitou o tema da Semana da Água e propôs que os participantes coletassem água de uma fonte natural e encontrassem meios de deixá-la potável. O segundo vídeo propôs a criação de um experimento que gerasse energia elétrica.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

SAIBA MAIS SOBRE O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA