SNCT: 2ª REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO

Riacho  das Almas e Vicência farão abertura e encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco

A cidade de Riacho das Almas, no Agreste pernambucano, e de Vicência, na Zona da Mata, serão os polos de abertura e de encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Essa foi a principal decisão da segunda reunião de organização, realizada nesta quarta (05), no Espaço Ciência.Também já foi lançado e está disponível o formulário de solicitação das Caravanas durante o período da SNCT, 21 a 27 de outubro:

ACESSE O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DAS CARAVANAS

Durante este período, as três Caravanas (Ciência Móvel, Caravana da Astronomia e Notáveis Cientistas de Pernambuco/Planetário) se separam para conseguir percorrer o maior número possível de cidades. Na abertura e no encerramento, elas se juntam em uma ação integradora.  Os interessados em receber as visitas devem acessar, preencher e enviar o formulário acima.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Recife, Salgueiro, Araripina, Ferreiros, Riacho das Almas, Timbaúba, Igarassu, Macaparana, Araçoiaba, Ibimirim, Lajedo, Vicência, Garanhuns, Saloá e São Vicente Férrer.

A função e definição das coordenações regionais foi outro ponto de pauta. Criados na SNCT do ano passado, os coordenadores regionais atuam como articuladores para buscar uma ação que envolva municípios vizinhos. Também funcionam como multiplicadores, ampliando o alcance das ações e envolvendo novos participantes no processo de organização da Semana.

Confirmaram atuação como coordenadores regionais os seguintes parceiros: Jaildo, de Araripina; Uanne, de Salgueiro; Lúvia, de Arcoverde; Daniel, de Garanhuns; Lurdinalva, de São Vicente Férrer; e Ketelly, de Araçoiaba. “É importante que a gente tenha coordenador regional em todas as microregiões do estado. No Sertão, por exemplo, estamos sem representantes nas regiões do São Francisco, Pajeú e Itaparica; no Agreste só temos representante na microrregião de Garanhuns e na Zona da Mata Sul também estamos carentes”, ressalta Roberta Cristina, da coordenação da SNCT-PE. Os interessados em juntar-se ao grupo de coordenadores regionais devem enviar mensagem  para o e-mail: comunicacaoec@gmail.com/.

Outro ponto de pauta foi a elaboração de projetos para buscar financiamentos, seja nos editais do CNPq, seja por meio da Facepe e prefeituras municipais. Os coordenadores regionais também terão um papel essencial nesse sentido, já que buscarão agregar cidades vizinhas e poderão concorrer nos editais do CNPq linha intermunicipal. Os editais nacionais ainda não foram lançados. Mas os polos já podem solicitar apoio estadual por meio da Facepe, até dia 15 de julho.

CONFIRA COMO SOLICITAR APOIO DA FACEPE

A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 10 de julho. “Estamos à disposição para dar apoio na elaboração dos projetos e na divulgação das ações de cada um dos polos”, ressalta Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência. Também já está em fase de elaboração o design das trinta exposições que serão confeccionadas pelo Museu para distribuição entre os polos. “Seguiremos os formatos anteriores, com três mesas desmontáveis, cada uma delas com dois experimentos interativos sobre temas como bioinspiração, energias renováveis e sustentabilidade”, informa Pavão.

CONFIRA A ATA

CONFIRA A APRESENTAÇÃO