DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Em dois dias, quase 2 mil visitantes já participaram das atividades para celebrar o meio ambiente no Espaço Ciência

Esta quarta, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da ONU e, este ano, a poluição atmosférica é o tema lançado para reflexão. Desde segunda (3), o Espaço Ciência está com uma programação especial e, somente nestes dois primeiros dias, quase 2 mil visitantes já passaram pelo Museu.

Em mais de vinte oficinas e atividades, os participantes podem desfrutar de um contato harmonioso com o ecossistema e refletir sobre suas posturas em relação à natureza. Além da equipe do Museu, dez parceiros ajudam a compor a programação.

São jogos, experimentos e oficinas que ajudam a compreender um pouco os efeitos da queima de plásticos, da poluição causada pelos veículos, da chuva ácida e da poluição atmosférica. Além disso, atrações permanentes como a Trilha Ecológica, observação de aves e passeio pelo manguezal e espelho d’água em barco movido à energia solar.

LEIA MAIS SOBRE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

CONFIRA O VÍDEO

Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo e a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano.

Das 7 milhões de pessoas que morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, 4 milhões das mortes ocorrem na região da Ásia e do Pacífico.  A China foi escolhida como anfitriã global das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente pelos investimentos recentes em desenvolvimento sustentável. Metade dos veículos elétricos e 99% dos ônibus elétricos do mundo circulam dentro de suas fronteiras. 

Segundo um novo relatório da ONU sobre poluição atmosférica na Ásia e no Pacífico, a implementação de 25 políticas voltadas para tecnologias poderia resultar na redução de 20% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) e de 45% das emissões globais de metano, o que poderia impedir a elevação da temperatura global em até um terço de grau Celsius.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *