2ª REUNIÃO DA SNCT-PE

Nesta quarta (05), os polos defenderão suas candidaturas para sediar  a abertura ou o encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Mais uma reunião de organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco acontece neste quarta (05). No encontro, os polos interessados em sediar a abertura e encerramento deverão defender suas candidaturas. Também serão repassadas informações sobre a solicitação das Caravanas da Ciência e o processo de confecção das exposições. Outro ponto de pauta será a organização das coordenações regionais. O encontro será no Espaço Ciência, a partir das 10h.

Na primeira reunião, 14 municípios se fizeram presentes, inclusive alguns que não têm histórico de participação na SNCT-PE. Eles puderam entender melhor como é o processo de organização da Semana e seu objetivo de popularização do conhecimento científico.

Estabelecido em 2004 por meio de um decreto da União, o evento busca democratizar o acesso ao conhecimento científico e ocorre todos os anos em outubro, sempre com um tema diferente. Este ano, o tema é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Em Pernambuco, a coordenação fica a cargo do Espaço Ciência que, além de oferecer suporte e apoio nas ações de cada polo, produz exposições que são distribuídas entre as instituições participantes e, junto com a UFRPE, possui três caravanas que circulam nos vários municípios: o Ciência Móvel; a Caravana da Astronomia; e a Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco/Planetário.

As reuniões de organização são fundamentais para o êxito do evento. “Pernambuco sempre ocupa os primeiros lugares nacionalmente em número de atividades realizadas. No ano passado, por exemplo, fomos responsáveis por cerca de 13% das atividades do Brasil inteiro”, destaca o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão.

A iniciativa da criação dos coordenadores regionais, que teve início no ano passado, deu bons frutos e deve ser repetida este ano. São pessoas que atuam como articuladores em sua região, buscando agregar cidades vizinhas e ampliar o alcance da ação. “Tivemos a atuação forte dos coordenadores de algumas regiões. Mas temos também algumas áreas que precisariam de maior apoio de uma coordenação”, ressalta Roberta Cristina, da organização da SNCT-PE. Este ponto também será tratado na reunião desta quarta.

O encontro serve, ainda, para compartilhar informações sobre algumas ações que serão realizadas ou já estão sendo feitas pelos polos. É o caso da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e Agrestina, que aconteceu no dia 23 de maio e das apresentações dos projetos integradores da ETE Prof. Francisco Jonas Feitosa Costa, de Arcoverde: preparatório para a Mostra de Ciências de Arcoverde (LEIA MAIS).

SERVIÇO:

2ª Reunião de Organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia