SEMANA DA ENERGIA

A partir de segunda (20), quinze oficinas e atividades diferentes ajudam a entender como se produz energia

A partir desta segunda (20), o Espaço Ciência promove a Semana da Energia. Serão quinze diferentes oficinas e atividades, que ajudam a entender como se produz energia, a refletir sobre os impactos no ambiente e a pensar em alternativas sustentáveis. Além disso, o Museu dispõe de atrações permanentes como a Exposição Energia Total,  a Casa de Energia, a maquete de hidrelétrica e os barcos movidos à energia solar. A semana temática antecipa as discussões do Dia Mundial da Energia, 29 de maio.

Calor, água, sol, marés, matéria orgânica, hidrogênio… há muitas alternativas para se gerar energia elétrica. Em diferentes oficinas, os participantes poderão descobrir como ocorre essa transformação. Que tal, por exemplo, montar um circuito elétrico que tem frutas e verduras como fonte de energia? Outra possibilidade é observar um biodigestor para entender como a matéria orgânica se decompõe, gera o biogás e produz energia.

Em outras oficinas, os visitantes constroem um mini gerador eólico, conhecem como funciona um carro movido a hidrogênio,  entendem melhor o funcionamento de uma termelétrica e o princípio da queima de combustíveis para gerar energia.

Há também atividades divertidas, como competições e jogos, que ajudam a refletir sobre o consumo de energia elétrica e os impactos das suas diferentes fontes. A construção de circuitos elétricos, a energia nuclear, a transmissão de energia elétrica sem fios, a energia gerada pelo movimento das marés… tudo isso se transforma em dinâmicas oficinas. Outra dica é o Show da Energia, com experimentos divertidos que estimulam o interesse pela área.

PARCEIROS – A Celpe  também estará no local com sua “Aula de Energia”. No caminhão, todo climatizado e equipado com recursos tecnológicos avançados, os visitantes podem ter acesso a maquetes virtuais interativas, que demonstram o funcionamento de usinas eólica, solar e hidrelétrica e mostram dicas de utilização racional de energia.

Além da “Aula de Energia”, a Celpe estará com o projeto “Energia com cidadania”, para troca de lâmpadas incandescentes, fluorescente ou halógenas usadas ou queimadas por lâmpadas de LED. Para participar, basta seguir o seguintes critérios:

  • Ser cliente residencial ou rural-residencial;
  • Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);
  • Apresentar a conta de energia do mês anterior paga, junto com o RG do titular da conta;
  • Não ter débitos com a concessionária;
  • Não ter trocado lâmpadas em projetos da concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
  • Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 15W).

Eficiência energética também é o foco da maquete demonstrativa, que será disponibilizada pela Chesf: uma residência que demonstra, de maneira dinâmica e interativa, o consumo dos diferentes eletrodomésticos .

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Confira as oficinas e faixas etárias:  

  1. Aulas de Energia CELPE (todos os públicos): No caminhão “Aula de Energia”, climatizado e com recursos tecnológicos avançados, os participantes têm acesso a uma maquete virtual, onde conhecem o funcionamento das usinas eólica, solar e hidroelétrica e têm acesso à dicas de eficiência energética.
  2. A energia dos alimentos (Ensino Fundamental I, II e Médio): Na oficina, os visitantes terão a oportunidade de montar um circuito elétrica que terá como fonte de energia algumas frutas e verduras.
  3. Biodigestor anaeróbico de garrafa pet (Ensino Fundamental II e Médio): A proposta da atividade é demonstrar o funcionamento de um biodigestor, desde a decomposição de matéria orgânica até o produto final (o biogás).
  4. Carro movido à hidrogênio (Todos os públicos): A oficina demonstra o funcionamento de um carrinho movido à hidrogênio
  5. Conscientizando com Energia (Ensino Fundamental I, II e Médio): Jogo de RPG, no qual a aventura são as formas que o homem mais busca para conseguir energia e as consequências delas no meio ambiente
  6. Energia do Carbono (Ensino Fundamental I, II e Médio): A oficina se divide em duas etapas: na primeira serão queimados alguns combustíveis com teores variados de carbono, evidenciando as diferenças entre combustões, as energias liberadas, os espectros luminosos e os consumos de combustíveis. Na segunda etapa, um pedaço de grafite ligado a um ponto de energia, torna-se um condutor e produz luminescência.
  7. Energia Maremotriz (Ensino Fundamental I, II e Médio): A Energia Maremotriz, ou energia das marés, é o modo de geração de energia por meio do movimento das marés. A oficina demostrará o uso dessa energia com uma maquete dinâmica e interativa.
  8. Energy Paper (Ensino Fundamental II e Médio): A proposta da oficina “Energy Paper” é demonstrar o princípio das usinas termelétricas extraindo energia da combustão do papel.
  9. Energia sem fio (Ensino Fundamental II e Médio): Esta oficina tem a finalidade de explicar e demonstrar como se dá o funcionamento da transmissão energia elétrica sem a necessidade de fios.
  10. Labirinto Elétrico (Ensino Fundamental I, II e Médio): O principal objetivo da oficina é mostrar como funcionam e são montados os circuitos elétricos. Os visitantes terão a oportunidade de fazer uma competição para ver quem consegue vencer no Labirinto Elétrico.
  11. Mini gerador eólico (Ensino Fundamental I, II e Médio): Os participantes desta oficina, com auxílio do monitor, terão a oportunidade de montar um gerador eólico com peças recicláveis.
  12. Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma (Ensino Infantil, Fundamental I e II): Energias renováveis, como a solar e eólica, são o tema da oficina. A meninada poderá construir cata-ventos para representar como o funcionamento da energia eólica.
  13. Quem mais gasta energia? (Ensino Fundamental I, II e Médio): Os visitantes formarão equipes e através de um quadro interativo, organizará os eletrodomésticos por ordem de consumo de energia. Além disso, conhecerão uma casa onde o consumo de energia é o mais baixo possível e conhecerão dicas de como reduzir a conta da energia elétrica.
  14. Show da Energia (Todos os públicos): Uma apresentação repleta de experimentos acessíveis e que estimulam o interesse do visitante para conhecer um pouco mais sobre essa área de estudo.
  15. Vale a pena energia nuclear no Brasil?  (Ensino Fundamental II e Médio): A proposta da atividade é conhecer melhor as vantagens e desvantagens desse tipo de energia, e discutir se é ou não viável a exploração aqui no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *