DIA INTERNACIONAL DA LUZ

Nesta quinta (16), a luz é o foco das atividades do Observatório da Sé e Espaço Ciência

Data é uma oportunidade para alertar sobre poluição luminosa

 

A Luz é o foco das atividades do Observatório nesta quinta-feira, 16 de maio. Na data instituída como Dia Internacional da Luz, o visitante poderá, com a observação telescópica, aprender como observar a luz refletida pelos astros ou mesmo descobrir um pouco mais sobre as características de uma estrela a partir da sua luminosidade.

Haverá também projeção de vídeos sobre o tema. “É uma data importante para alertarmos sobre a poluição luminosa, que dificulta a observação do céu e é um obstáculo tanto para a realização de pesquisas quanto para algumas espécies animais que se orientam pela onda eletromagnética”, afirma Cleiton Batista, da Coordenação do Observatório da Sé.

Este é o segundo ano que se celebra o Dia Internacional da Luz.  A iniciativa global, coordenada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), busca “valorizar a importância da luz e o papel que ela desempenha na ciência, cultura, educação, desenvolvimento sustentável, e em áreas tão diversas como medicina, comunicação e energia”.

ESPAÇO CIÊNCIA – Na sede do Espaço Ciência, a atração do dia fica por conta do Caracol de Ótica, com seus lasers, fibras óticas, ampulheta de elétrons, sombras coloridas, holograma e experimentos com fosforescência e fluorescência.

O Espaço Ciência funciona de 8h às 12h e de 13h às 17h; o Observatório da Sé está aberto de 16h às 20h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *