TVC: CONFIRA O 2º DESAFIO

Segunda (27) é o último dia para enviar link do vídeo do 2º desafio, sobre geração de energia elétrica

Segunda (27) é o último dia para enviar os links de vídeos do segundo desafio do 4º Torneio Virtual de Ciência. O processo de realização do desafio deveria ser registrado em vídeo, postado no Youtube e o link encaminhado ao Espaço Ciência até 23:59h desta egunda, exclusivamente pelo e-mail torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.

Todos os links serão postados, na terça-feira (28) no facebook do Torneio: acesse aqui. A partir de então, os grupos têm até quinta-feira (30) para curtir, compartilhar, comentar e compartilhar –  na disputa pelos 0,3 ponto extra de alcance da publicação. As notas serão divulgadas na sexta (31).

No pique da Semana da Energia, que acontece no Espaço Ciência de 20 a 24 de maio, o TVC convidou os participantes a gerar energia elétrica. Confira:

MONTE UM EXPERIMENTO PARA GERAR ENERGIA ELÉTRICA E DEMONSTRE SUA UTILIDADE.

Poderia ser escolhida qualquer fonte que pudesse ser convertida em energia elétrica. “Para isso, os alunos tiveram que pesquisar e demonstrar originalidade. A criatividade, o domínio do conteúdo e os resultados do experimento estão entre os principais critérios de avaliação”, afirma Arthur Lima, da Coordenação do TVC.

Mesmo aqueles que não enviaram o primeiro desafio podiam participar do segundo. As inscrições permanecerão abertas durante toda a disputa, sendo possível inscrever-se a qualquer momento. “Mas vale ressaltar que só serão premiadas as equipes que cumprirem no mínimo seis desafios”, explica Arthur.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Cada vídeo é analisado por três avaliadores, que conferem uma pontuação de 0,1 a 2 pontos, baseados em quatro critérios, cada um valendo até 0,5 pontos. Confira:

Depois de postados no facebook, cada escola pode comentar curtir e compartilhar os vídeos da fanpage. Aqueles que obtiverem maior alcance garantirão uma pontuação extra de 0,3 pontos – sendo a pontuação máxima de cada desafio limitada a dois.

O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. O primeiro desafio aproveitou o tema da Semana da Água e propôs que os participantes coletassem água de uma fonte natural e encontrassem meios de deixá-la potável. Mais de 200 vídeos foram enviados

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.