CONFIRA NOTAS DO 1º DESAFIO

Mais de 100 grupos participaram desta etapa, buscando formas alternativas de purificar a água

Já estão disponíveis as notas dos mais de cem vídeos enviados no primeiro desafio do 4º Torneio Virtual de Ciência.

CONFIRA AS NOTAS DO 1º DESAFIO

Todos eles foram avaliados por uma Comissão Técnica, que estabeleceu uma pontuação com base nos  seguintes critérios: criatividade/originalidade; domínio de conteúdo; detalhes e resultados; duração e qualidade do vídeo. Cada vídeo recebeu três avaliações e a média delas gerou a pontuação final. Confira ao lado:

O cumprimento e registro em vídeo das várias etapas da experimentação foi um ponto importante na avaliação. Os participantes deveriam coletar água de uma fonte natural; avaliar sua qualidade; encontrar formas de deixá-la potável; voltar a avaliar a qualidade. “A maioria dos grupos optou pela construção de filtros naturais. Mas vale ressaltar que isso não é suficiente para deixar a água potável”, ressalta Arthur Lima, da Coordenação do Torneio Virtual de Ciência.

Alguns grupos demonstraram bastante criatividade nos experimentos e, quando não dispunham de equipamento para fazer a análise da água, usaram técnicas como o uso do repolho roxo para medir o PH e da luz para verificar a turbidez.

Uma escola de cada série, com maior número de compartilhamentos, recebeu uma pontuação extra de 0,3, que foi somada à nota técnica.

Ganharam ponto de compartilhamento os grupos do 8º ano da Escola Roberto Bezerra de Moura; 9º ano da Escola Professora Maria Luzanira Muniz Ramos; 1ºe 3º anos da Escola Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho; e 2º ano da ETE Maria José Vasconcelos.

O próximo desafio será lançado nesta segunda-feira, 6 de maio. As inscrições continuarão abertas até o último desafio. “Mas somente serão premiadas as equipes que cumprirem pelo menos seis desafios”, explica Arthur Lima.

INSCREVA-SE AQUI