OLIMPÍADAS DE QUÍMICAS

Coordenação Estadual será feita por meio de parceria entre Espaço Ciência e UFRPE

A Coordenação Estadual das Olimpíadas de Química será feita, a partir deste ano, por meio de uma parceria entre o Espaço Ciência e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. A Olimpíada Norte-Nordeste de Química (XXV ONNeQ) abre o cronograma e será realizada no dia 25 de maio, na UFRPE.  O conteúdo programático está disponível no portal do Programa Nacional das Olimpíadas de Química, assim como outras informações importantes.

ACESSE O PORTAL

Como não foi realizada a etapa estadual (OPEQ) no ano passado, os participantes das Olimpíadas Norte-Nordeste serão escolhidos dentre estudantes das escolas melhor classificadas na OPEQ 2017. Cada uma destas escolas selecionará os alunos do 3º ano do Ensino Médio que participarão da etapa regional. Serão  50 representantes por estado na Olimpíada Norte-Nordeste.

O mesmo critério valerá para a seleção dos 56 participantes da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que será realizada em agosto. A seleção dos estudantes também ficará por conta das escolas melhor classificadas na OPEQ 2017. Serão 56 alunos do Ensino Médio (28 do 2º ano e 28 do 3º ano).

A etapa que fecha o cronograma é a realização da OPEQ 2019 (Olimpíada Pernambucana de Química), seletiva para as etapas regional e nacional de 2020. A OPEQ será realizada em duas fases: a primeira em setembro e a segunda em dezembro.

CONFIRA O CRONOGRAMA:25/05– XXV Olimpíada Norte/Nordeste de Química – ONNeQ:

• 23/06 –Divulgação de resultados da XXV Olimpíada Norte/Nordeste de Química
  • 01/04 a 31/07/2019– Inscrições para XXIV Olimpíada Brasileira de Química – OBQ
  • 24/08 – Exames da Olimpíada Brasileira de Química
  • 23 a 27/09– Olimpíada Pernambucana de Química – OPEQ, I fase