INSCREVA-SE NO TVC

Últimos dias para enviar vídeo do 1º desafio do 4º TVC. E não esqueça de fazer a inscrição!

Faltam poucos dias para encerrar o prazo de envio do 1º desafio do 4º Torneio Virtual de Ciência. A disputa vale para estudantes do Fundamental 2 e Ensino Médio e cada escola pode inscrever até cinco grupos, de séries diferentes. Todos os participantes devem estar inscritos na disputa. Embora a inscrição seja feita no nome de um professor e dois alunos, toda a turma pode participar do processo.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

A competição é realizada por meio de ferramentas digitais e plataformas da Internet. A cada mês, os participantes são brindados com diferentes desafios, que propõem uma atividade experimental a partir de questões que relacionam a Ciência e problemas cotidianos. E o primeiro desafio tem o clima da Semana da Água:

COLETE ÁGUA DE UMA FONTE NATURAL E ENCONTRE UM MEIO DE TRATÁ-LA E DEIXÁ-LA POTÁVEL E DE QUALIDADE

Todo processo deve ser filmado, transformado em vídeo, postado no Youtube e o link enviado, até dia 24 de abril, para o e-mail torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer à sequência: série – Nome da Escola. O primeiro desafio estimula a reflexão sobre o tema  escolhido pela ONU, no Dia Mundial da Água, para a década 2018-2028: “Água para o Desenvolvimento Sustentável”.

O grupo participante deverá buscar formas eficazes de comprovar os resultados obtidos no tratamento da água. Para isso, é fundamental medir a qualidade da água antes e depois da realização do experimento, com realização de análise de PH, turbidez, etc.

O vídeo produzido deve ter duração de 3 minutos e a abertura deve ser feita com a vinheta disponível no link abaixo:

ACESSE A VINHETA DE ABERTURA

Devem constar no vídeo a reflexão sobre o tema; condução do experimento; conclusões; e créditos (nome da escola, turma e, se desejarem, dos participantes).

O vídeo será avaliado por uma comissão técnica, segundo critérios que incluem domínio do conteúdo, criatividade, inovação, resultados do experimento, duração e formatação. Cada desafio receberá uma pontuação de até dois pontos.

Além disso, ele será postado na fanpage do Torneio Virtual de Ciência (ACESSE AQUI) e os vídeos de maior alcance (visibilidade, curtidas, compartilhamentos e comentários) receberão uma pontuação extra de 0,3.

ACESSE AQUI A REVISTA VIRTUAL DO TORNEIO

Confira o calendário