NOTÁVEIS ANIVERSARIANTES DO MÊS

O médico Fernando Figueira e o jurista e filósofo Nelson Saldanha fariam aniversário em fevereiro

O médico Fernando Figueira e o jurista e filósofo Nelson Saldanha fariam aniversário, respectivamente, nos dias 4 e 5 de fevereiro. Ambos integram o projeto Notáveis Cientistas de Pernambuco que, a cada ano, presta homenagem póstuma a três cientistas do estado. Os homenageados passam a integrar a Caravana que compõe a ação itinerante do Espaço Ciência.

CONHEÇA A CARAVANA NOTÁVEIS CIENTISTAS DE PERNAMBUCO

FERNANDO JORGE SIMÃO DOS SANTOS FIGUEIRA, se vivo estivesse, teria completado 100 anos no dia 4 passado. Professor assistente da USP, titular da UFPE e professor visitante em países como Estados Unidos, México e França, foi na pediatria que ele deixou as maiores contribuições. Ao adotar novas condutas terapêuticas em relação à saúde infantil, concebendo a visão integral do modelo de atenção à saúde da criança, da mulher e da família, ele legou ideias até hoje influenciam as gerações de médicos que se especializaram no atendimento à criança.

Outro de seus legados foi a fundação, em 1960, do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco – IMIP, onde desenvolveu políticas e serviços inovadores na pediatria como, por exemplo, o impulso ao Banco de Leite Humano e Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno. Durante os seus 63 anos de carreira médica, o professor Fernando lutou pelo incentivo a amamentação e revolucionou a atenção aos recém-nascidos prematuros, com a implantação do método “Mãe Canguru”. SAIBA MAIS SOBRE FERNANDO FIGUEIRA

NELSON NOGUEIRA SALDANHA teria completado, no dia 5 de fevereiro, 86 anos. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e em Filosofia pela Unicap, ele deixou mais de 20 livros publicados, além de artigos diversos – uma obra vasta e multidisciplinar.

Participante ativo do Instituto Brasileiro de Filosofia, da Associação Internacional de Filosofia Jurídica e Social, e da Academia Brasileira de Filosofia,  Nelson Saldanha sempre buscou nos diversos campos do humano suas interconexões e suas realidades complementares, seja como Jurista, Filósofo, Sociólogo, Cientista Político, Historiador, Escritor ou Poeta.

Como jurista, destacou-se, não apenas no Direito Constitucional e na História das Ideias Jurídicas, mas notadamente no campo da Filosofia do Direito e da Sociologia do Direito. SAIBA MAIS SOBRE NELSON SALDANHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *