AFILIE SUA FEIRA À CIÊNCIA JOVEM

Está aberto, até o fim do mês,  o período para afiliações de Feiras de Ciência à Ciência Jovem

As Feiras de Ciência, do Brasil e de outros países, que quiserem se afiliar ou renovar a afiliação para a 25ª Ciência Jovem, já podem fazê-lo. O cadastramento segue até o final de março e deve ser feito por meio do formulário abaixo:

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE AFILIAÇÃO

As afiliações são uma forma de garantir a interação entre as diversas Feiras de Ciência do Brasil e de outros países. Os afiliados podem indicar de um a três projetos, que participam da Ciência Jovem sem ter que passar pelos mesmos critérios de avaliação dos demais. “Eles passam pela peneira da Comissão de Avaliação, mas a gente considera que estes projetos já passaram por uma seleção em suas Feiras de origem”, explica Eulália Almeida, da Coordenação da Ciência Jovem.

O número de projetos que podem ser indicados varia de acordo com o alcance da Feira. Feiras escolares podem indicar um projeto. Feiras Municipais ou Estaduais podem indicar até dois projetos, de escolas diferentes; e as de porte nacional, internacional ou regional podem indicar até três projetos, de escolas diferentes.

No ano passado, foram 62 Feiras afiliadas, de 23 estados do Brasil e de outros cinco países.  “O processo de afiliação oportuniza a integração entre Feiras e Mostras de Ciência de diversos estados. Projetos premiados na Ciência Jovem podem participar de eventos de outras afiliadas e vice-versa”,  explica Eulália.

A CIÊNCIA JOVEM, Feira de Ciências de Pernambuco, é organizada pelo Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciências do Estado, desde o ano de fundação do museu. Ou seja, completa em 2019 suas Bodas de Prata: 25 anos. Uma das feiras mais antigas do Brasil, ela reúne anualmente projetos de todos os estados do país e de alguns outros países latino-americanos. Na edição mais recente, foram 300 trabalhos, com equipes de todos os estados do país e também de outros três países.

SE LIGUE NO CALENDÁRIO DA 25ª CIÊNCIA JOVEM

• 01 a 31 de março – Período de afiliações e renovação de afiliações de Feiras de Ciência
  • 01 a 30 de abril – Pré-inscrições de projetos (não vale para projetos de afiliadas)
  • 01 a 15 de agosto – Inscrições de projetos de feiras afiliadas