GALILEO GALILEI, 455 ANOS

O físico e astrônomo que tanto contribuiu com o pensamento científico faria aniversário nesta sexta, 15 de fevereiro

O físico, astrônomo, filósofo e matemático Galileo Galilei faria aniversário nesta sexta-feira, 15 de fevereiro. Nascido há 455 anos, na Itália, ele deixou imensas contribuições para os estudos do movimento, astronomia, forças dos materiais e também para o desenvolvimento do método científico.

Ao afirmar que a Terra orbita o Sol, fundamentando a Teoria Heliocêntrica de Copérnico, Galileu foi perseguido pela Igreja e obrigado a retratar-se. Suas ideias influenciaram  vários cientistas nas décadas seguintes, a exemplo de Isaac Newton. Além disso, ele garantiu melhorias no telescópio, que levaram a vários avanços no campo da astronomia.

Galileu observou a Lua e apontou suas crateras e montanhas, além de descobrir os quatro maiores satélites naturais de Júpiter. Também descobriu os anéis de Saturno, as fases de Vênus e observou manchas solares.

Confira algumas de suas contribuições:

– Descobriu e enunciou as leis que regem o movimento pendular.

– Idealizou e desenhou um relógio preciso, utilizando o pêndulo.

– Formulou que “dois corpos, caindo a um só tempo de alturas iguais, tocarão o solo no mesmo instante, apesar da diferença de peso”, pensamento oposto ao de Aristóteles que afirmava que “um corpo leve cai mais devagar do que um pesado”.

– Inventou o termômetro.

– Construiu a luneta telescópica.

– Contestou a teoria de Aristóteles de que a Terra era o centro de todos os movimentos celestes. Então, utilizando sua luneta, mostrou que Júpiter também era um centro astral, com quatro satélites girando à sua volta.

– Descobriu os anéis de Saturno.

– Fundamentou cientificamente a Teoria Heliocêntrica de Nicolau Copérnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *