ASTRONOMIA COM INCLUSÃO

Observatório da Sé tem atividades especiais nas férias para pessoas com deficiência visual e auditiva

Nas férias de janeiro, o Observatório da Sé está com uma programação especial voltada às pessoas com deficiência visual e auditiva. É o caso da oficina “Astronomia Tátil”, na qual os participantes poderão construir modelos táteis do sistema solar e perceber, com o toque, como são os planetas, luas e objetos celestes. Também estará com monitores capacitados para apresentar o Observatório aos deficientes auditivos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Além destas atividades, os visitantes poderão conhecer um pouco da história da astronomia de Recife e Olinda. A atividade será conduzida no Observatório e no ponto que representa a observação do trânsito de Vênus. Este fenômeno, cuja observação completa 137 anos em 2019, inseriu o Brasil em uma importante experimentação astronômica internacional.

Haverá também atividades lúdicas, como o Boliche Astronômico e o Dominó das Estrelas; exibição de vídeos e programas sobre Astronomia; e, claro, observação do céu com lunetas, binóculos e telescópios. O Observatório Astronômico da Sé funciona de terça a domingo, das 16h às 20h. Confira abaixo:

  • Exibição do Talk Show (Star Talk): Apresentado pelo astrofísico Neil de Grasse Tyson, produzido pela National Geographic. Quartas, quintas e sextas, na área externa do Observatório, a partir das 18h.
  • Astronomia Tátil: Terças e sextas, no primeiro andar (exposição “Marte”)
  • Conhecendo o Observatório: A atividade será desempenhada utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com a supervisão de monitores capacitados. Quintas e sextas.
  • Observação do céu: Todos os dias, nos horários de funcionamento do Observatório.
  • Conhecendo a história da astronomia de Recife e Olinda: Todos os dias, das 17h às 18h.
  • Maratona de vídeos temáticos: Terças, sextas e domingos, das 18h às 20h
  • Boliche astronômico e Dominó das estrelas: Programação diária do Observatório durante as férias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *