MUITO A COMEMORAR

Confira como foi o ano de 2018 para o Espaço Ciência

Mais uma vez, o Espaço Ciência encerra o ano com números expressivos de atendimento em suas diversas ações. Tanto na sede do Museu e no Observatório da Sé, quanto nas atividades desenvolvidas pela Ação Itinerante, Educativa e Social, o que se sobressai é um progresso contínuo. Isso se revela não apenas pelas estatísticas de visitação e atendimento, mas no número de atividades, nos depoimentos dos visitantes à Ouvidoria, no crescimento de seguidores nas redes sociais, na qualidade das exposições.

CONFIRA O RELATÓRIO CONDENSADO

CONFIRA O RELATÓRIO COMPLETO

No que se referem à sede do Museu, dois aspectos merecem ser ressaltados: os números recordes de visitação avulsa em períodos de férias, e a implantação do sistema de agendamento online para as escolas e instituições interessadas. Some-se a isso a realização de Semanas Temáticas e outros eventos; o atendimento dos monitores; a inauguração de novas exposições.

No Observatório da Sé, o Espaço Ciência investiu na realização de atividades, acompanhamento de fenômenos astronômicos e participação em eventos globais, que ajudaram a dar maior visibilidade ao local.

Em sua Ação Itinerante, o Museu buscou formas de driblar as dificuldades na manutenção da van que transporta o projeto Ciência Móvel. A crise vivida pelas Prefeituras Municipais também reduziu um pouco o alcance do trabalho que, ainda assim, garantiu números bastante expressivos. Ressalte-se a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, por meio de sua organização colaborativa e com a criação dos coordenadores regionais, conseguiu estimular novos municípios e instituições.

A Ação Educativa envolve o Torneio Virtual de Ciência e a Ciência Jovem – feira de Ciências de Pernambuco. Em sua terceira edição, o Torneio Virtual de Ciência mostra números de participação crescentes, atraindo inclusive participantes de outros estados que, apesar do alcance estadual da disputa, seguiram na competição como convidados especiais. A 24ª Ciência Jovem repetiu o sucesso de anos anteriores, no número e qualidade dos projetos. Realizada este ano no Shopping RioMar, a Feira ampliou o número de visitantes.