QUE VENHA O VERÃO!

Solstício desta sexta (21) marca o dia mais longo do ano e o início da estação mais quente

Nesta sexta (21), começa oficialmente o Verão para os povos do Hemisfério Sul. Às 19:22h, este hemisfério estará inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, que atinge o ponto mais afastado do eixo Leste-Oeste. Será o dia mais longo do ano.
Para os povos do Hemisfério Norte, a data marca o início do inverno. As festas Natalinas e de fim de ano guardam estreita relação com rituais realizados pelas antigas tribos do Norte para marcar o início da estação do frio.
Vale ressaltar que a maneira como se revelam as quatro estações é diferente em cada parte do planeta. Além da relação entre o sol e a terra, outros fatores influenciam, como a localização geográfica, altitude, proximidade de floresta ou afastamento do oceano.
No Brasil, esta estação apresenta dias mais longos que as noites, clima quente e chuvas torrenciais, em resultado da rápida evaporação das águas pelo aumento da temperatura. A maior parte de seu território está entre os trópicos, ou seja, o calor que existe durante todo o ano se acentua no Verão. Mas, mesmo aqui, o verão tem características diferentes em cada região.
As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste são mais propensas a mudanças rápidas nas condições climáticas. Chuvas de curta duração, mas forte intensidade são comuns neste período. Chuvas fortes também acontecem no estado do Amazonas, com valores que ultrapassam os 600 milímetros.
Para os nordestinos, as chuvas de verão são bem menos intensas e mais rápidas, se alternando com longos períodos de sol forte.
FIQUE LIGADO – Algumas precauções são importantes neste período. É no verão que o mosquito Aedes aegypti se prolifera ainda mais, por causa das constantes chuvas e aumento da temperatura, condições ideais para reprodução. Portanto, é preciso redobrar o cuidado com locais que possam acumular água parada.
A incidência de raios ultravioletas (UV) também é maior e a exposição excessiva a estes raios pode causar manchas e até câncer de pele. Por isso, convém não esquecer o protetor solar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *