CIÊNCIA NAS FÉRIAS!

Mais de vinte oficinas movimentam o Espaço Ciência no mês de janeiro; confira a programação

Contagem regressiva para as férias no Espaço Ciência: a partir do dia 2 de janeiro, mais de vinte oficinas movimentam o Museu, além das atrações permanentes. Têm opções para todos os gostos: jogos com matemática; experimentos interativos com Química e Física; atividades em biologia e astronomia; arte e brincadeiras populares; e mais uma edição do VEG Ciência, demonstrações culinárias de alimentação saudável.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Para participar das oficinas, não é necessário se inscrever. Basta chegar um pouco mais cedo e pegar uma senha na Recepção. O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e nos sábados e domingos, das 13:30h às 17h.

Quem gosta de matemática pode, por exemplo, montar e brincar com poliedros e com Tangram; desvendar como se monta o Cubo Mágico; ou participar de jogos com as quatro operações. Na área de Química, dá pra se divertir com a investigação de um crime, aprender sobre a borracha sintética enquanto produz uma geleca científica ou participar de experimentos interativos.

O meio ambiente é o foco de várias oficinas: sobre biomas do Nordeste, insetos ou minerais por exemplo. E os visitantes podem, ainda, aprender a transformar óleo vegetal descartado em sabão, a produzir um bioplástico ou a fazer um minhocário com lixo orgânico.

Acessibilidade e inclusão pautam a oficina “Leitura pelas mãos”, na qual os participantes aprenderão um pouco sobre o braille. Quem gosta de arte, poderá conhecer sobre o Movimento Armorial e, para a meninada, nada melhor que redescobrir algumas brincadeiras tradicionais como peteca, pular corda, boca de forno, sete pecados, morto-vivo ou corrida de saco.

Os fãs da Astronomia e Astronáutica podem construir e lançar foguetes, feitos com garrafa pet, ou aprender sobre o funcionamento dos telescópios. Há opções também para quem gosta de Robótica ou quer ter as primeiras noções de criação de jogos digitais. 

Outra boa dica é o Veg Ciência, que chega a sua 4ª edição e compõe a programação de férias a partir da segunda quinzena de janeiro. São demonstrações culinárias e bate-papo sobre alimentação saudável com professores e alunos da Pós-Graduação em Gastronomia Vegana da Faculdade Santa Helena, parceira do Espaço Ciência.

Além das oficinas, o visitante também tem à sua disposição todas as atrações permanentes do Museu: experimentos, exposições, Planetário, Giroscópio, passeio de barco, e muito mais. (CONHEÇA O MUSEU)

CONFIRA AS OFICINAS: 

  1. Brincando com as operações: A oficina tem como objetivo fazer com que os participantes forcem a mente para resolver pequenos questionamentos matemáticos com as quatro operações.
  2. Lançamento de Foguetes: O objetivo é construir um foguete a base de água com garrafa pet e papelão; e lançá-lo.
  3. Na Trilha dos Biomas: Que tal conhecer os tipos de solo, a vegetação e os biomas do Nordeste?
  4. Vida de Inseto: Vamos conhecer algumas espécies de insetos e seu importante papel na natureza. Além de conhecer espécies vivas, os participantes vão confeccionar seu inseto com materiais reciclados.
  5. Revivendo o Movimento Armorial: A oficina traz consigo a proposta de um processo criativo inspirado no próprio Movimento Armorial.
  6. Maker: A oficina pretende trabalhar com a plataforma edulivre e cultura maker
  7. Leitura pelas Mãos: A oficina ensinará como o braille funciona e tentará abrir as mentes para que possamos nos adaptar às diferenças.
  8. Fazendo Sabão: A oficina tem como objetivo mostrar como fazer sabão com óleo usado de cozinha.
  9. Geometria Espacial: O objetivo da oficina é a compreensão das propriedades básicas das figuras planas e dos sólidos geométricos, a partir da montagem de poliedros.
  10. Desvendando a ciência com experimentos: A oficina pretende demonstrar alguns eventos ou reações que acontecem constantemente ao nosso redor
  11. Montando Robô: A oficina será voltada para o aprendizado e aproximação dos alunos com a área de robótica.
  12. Vamos Brincar na Rua?: O objetivo é restaurar a prática de antigas brincadeiras, como jogo da peteca, pular corda, boca de forno, sete pecados, morto-vivo, corrida de saco…
  13. Se virando para se divertir com a ciência: a oficina consiste de alguns experimentos e atividades lúdicas, para resolver alguns problemas de maneira mais fácil e mais divertida.
  14. Bioplástico: A oficina consiste em uma discussão sobre o consumo de plásticos e seus impactos no meio ambiente, por meio da confecção de um bioplástico
  15. Palavras Cruzadas: O objetivo da oficina é levar os participantes a solucionarem um caça palavras gigante respondendo perguntas científicas.
  16. CSI – Investigação: Os participantes serão detetives na investigação de um crime com uso da Ciência, sobretudo da Química
  17. Geleca Científica: Os participantes poderão aprender a história da criação da borracha sintética e suas características químicas enquanto produzem sua própria Geleca
  18. Resolvendo o Cubo Mágico: A oficina tem o objetivo de ensinar as pessoas a resolverem o cubo magico utilizando algoritmos e métodos matemáticos.
  19. Química nas Férias: A oficina mostra que a química está presente em , com experimentos feitos com materiais simples e de fácil acesso
  20. Tangram de Papelão: A oficina leva os visitantes a trabalhar o raciocínio lógico matemático de percepção de figuras geométricas e topologia
  21. Como Funciona o Telescópio?: Os visitantes poderão entender como funciona o telescópio e sua importância para as descobertas da astronomia.
  22. A dinâmica do Planeta: A oficina consiste em retratar os diferentes tipos de minerais do planeta e como eles são formados.

Oficinas do Final de Semana 12 e 19/01 (Sábados)

  1. Reciclagem de Óleo: O objetivo da oficina é ensinar os participantes a fazer o seu próprio sabão reciclando o óleo vegetal.
  2. Oficina Construção de um Minhocário: O objetivo da oficina é fazer com que os participantes diferenciem o material orgânico do inorgânico, com elaboração de um minhocário simples e eficaz.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *