SEMANA ESTADUAL DA ASTRONOMIA

Agora é Lei: Pernambuco terá Semana Estadual de Astronomia em setembro

Foto: Cleiton Batista, Observatório Astronômico da Sé

 

Está promulgada e oficializada, por meio da Lei 16.500 de 06 de dezembro de 2018, a Semana Estadual da Astronomia em Pernambuco. Em Recife, a lei já existe desde o ano passado e a Semana Municipal de astronomia foi oficialmente celebrada na cidade pela primeira vez este ano. Para o professor Antonio Carlos Miranda, que coordena na UFRPE o projeto Desvendando o Céu Austral, a decisão ajuda a ampliar o acesso ao conhecimento da Astronomia.

Tanto na Lei Municipal quanto na Estadual, a pressão dos participantes do projeto “Desvendando o Céu Austral”, da UFRPE, junto com o Espaço Ciência, foi fundamental. Segundo Miranda, as leis ajudam a resgatar um pouco da história do Recife e Pernambuco, conhecidos como “Berço da Astronomia das Américas”.  

A comemoração será na semana em que cair a data de 20 de setembro, data de nascimento de  George Marcgrave. Alemão com formação em matemática, história natural, astronomia e medicina, ele é o grande responsável pela construção do Observatório Astronômico do Recife, o primeiro das Américas e de todo o Hemisfério Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *