DIA NACIONAL DA ASTRONOMIA

Observatório da Sé tem programação especial no Dia Nacional da Astronomia

Domingo, 2 de dezembro, é o Dia Nacional da Astronomia. A data, proposta inicialmente em 1978 – durante o II Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE), tornou-se Lei no final do ano passado. Em comemoração, o Observatório Astronômico do Alto da Sé terá uma programação especial, com atividades lúdicas e observação do céu.

A data escolhida faz menção à data de nascimento do imperador D. Pedro II, escolhido Patrono da Astronomia Brasileira. Entusiasma da Astronomia, o imperador se contrapôs às críticas do Parlamento e liberou verbas para as três missões científicas das quais o Brasil participou, de forma pioneira: a observação do Trânsito de Vênus, em 1882; a primeira análise espectroscópica de um cometa; e a observação do eclipse solar de 1857. Além disso, tinha contato com outros astrônomos renomados, como o Camille Flammarion.

No Observatório da Sé, a data será celebrada com atividades como o Boliche Astronômico e Dominó das Estrelas; a oficina Poço Gravitacional; projeção de vídeos na área externa do Observatório; e observação com telescópios. “Se as condições meteorológicas forem boas, será possível observar, por exemplo, os planetas Saturno e Marte”, informa Cleiton Batista, da Coordenação do Observatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *