CIÊNCIA E ASTRONOMIA EM TRIUNFO

Espaço Ciência constrói parceria com município de Triunfo para divulgação científica e de Astronomia

O diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, e o professor da UFRPE, Antônio Carlos Miranda, se reuniram nesta segunda (19) com representantes da Prefeitura e empresários do município de Triunfo, Sertão de Pernambuco. O objetivo: construir uma parceria para a divulgação científica e, em especial, da Astronomia. Entre as ideias, a proposta é de construção de um Observatório Astronômico no local.

Participaram da reunião a secretária de Educação e o secretário de Meio Ambiente da cidade; representantes do SESC, da Cachaçaria Triunfo e da Pousada Baixa Verde. Segundo Pavão, já existe um projeto arquitetônico para o Observatório, que deve sofrer ajustes para incluir um Planetário. A ideia é que seja construído ao lado da pousada do SESC.Várias outras ideias foram lançadas: realização de Feira de Ciências municipal; criação de um Clube de Astronomia; entre outras.

“Sentimos que existe uma empolgação entre todos. E aproveitamos para reforçar a importância da parceria em outras atividades, a exemplo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, afirma o diretor do Espaço Ciência.

CIÊNCIA MÓVEL – Um exemplo destas parcerias já está acontecendo por meio do SESC. Nesta terça (20), centenas de crianças e jovens de Triunfo puderam ter acesso aos experimentos interativos do Ciência Móvel, Planetário e Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco, programas itinerantes do Espaço Ciência.

Desde o dia 13 de novembro, mais de 2.500 pessoas já foram atendidas pelas visitas da caravana, que já passou pelas unidades do SESC em São Lourenço, Caruaru e, agora, Triunfo. Até dia 4 de dezembro, serão visitadas ainda as unidades de Santo Amaro, Casa Amarela e Surubim.

CONFIRA O VÍDEO

O Ciência Móvel é um projeto que chama a atenção da população por onde passa. Os jovens se divertem com  jogos topológicos e dezenas de experimentos, que ajudam a despertar o interesse da população pela Ciência. Já a Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco busca, por meio de caricaturas e atividades interativas, valorizar o conhecimento científico produzido no estado e estimular os jovens a seguirem o caminho da Ciência.