TVC: CONFIRA O ÚLTIMO DESAFIO

Último  desafio do Torneio Virtual de Ciências tem o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 O último desafio do Torneio Virtual de Ciência segue o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): “Ciência para redução das desigualdades”. Instituída por decreto em 2004, a SNCT propõe a realização de ações de popularização do conhecimento científico em todo o país (LEIA MAIS). Neste clima, o TVC convida os participantes a pesquisarem, conhecerem e buscarem soluções para as desigualdades encontradas em suas escolas. Confira:

DESAFIO:

Aplique o formulário padrão em sua escola;
Interprete os dados e produza um texto de análise;
Identifique uma desigualdade e proponha uma solução.

O desafio deve ser realizado em três etapas e todas elas devem ser registradas no vídeo que será postado no Youtube e o link encaminhado à organização do Torneio. Confira o passo a passo:

1ª ETAPA – APLICAÇÃO DA PESQUISA: O primeiro passo do desafio é a aplicação do questionário de pesquisa disponível no link abaixo. Ele deve ser aplicado ao maior número possível de pessoas da comunidade escolar e incluir as diversas ocupações e funções existentes na instituição de ensino: gestores, professores, estudantes, funcionários (do setor administrativo, da limpeza, da merenda, da portaria, etc).

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE PESQUISA

2ª ETAPA – INTERPRETAÇÃO DOS DADOS: Nesta etapa, todos os dados colhidos devem ser interpretados. As informações devem ser cruzadas e analisadas, de maneira a traçar um perfil das desigualdades que se revelam na escola.

As análises do grupo devem ser transformadas em um texto de uma lauda, incluindo gráficos, e enviadas por meio do formulário abaixo. De posse destes formulários, poderemos traçar um perfil das desigualdades encontradas nas escolas pernambucanas:

ACESSE O FORMULÁRIO DE INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

3ª ETAPA – PROPONHA UMA SOLUÇÃO: Nesta última etapa, o grupo deve escolher uma desigualdade que mais chamou atenção durante a realização da pesquisa e propor uma solução ou alguma medida de combate. Pode ser uma campanha, um projeto de lei, uma proposta para ser entregue aos representantes do Poder Público, entre algumas das possibilidades. 

Com este desafio, o TVC estimula os estudantes a utilizarem as ferramentas das Ciências Sociais para investigar, refletir e buscar soluções para o problema das desigualdades. O processo de realização deve ser registrado em vídeo, postado no Youtube e o link encaminhado ao Espaço Ciência até 23:59h do dia 31/10, exclusivamente pelo e-mail torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola. Todos os links serão postados no facebook do Torneio: acesse aqui.

Os vídeos são avaliados por uma comissão que atribui pontuação de até dois pontos para cada desafio, a partir de critérios técnicos como originalidade, relevância, adequação de conceitos, etc.

Não haverá pontuação por compartilhamento, mas será avaliado o alcance dos vídeos, ferramenta interna, que leva em conta visualizações, curtidas e diversidade de compartilhamentos. Uma escola de cada série receberá uma pontuação extra de 0,3 pontos – sendo a pontuação máxima limitada a dois.

O Torneio Virtual De Ciência é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

LEIA MAIS SOBRE O TVC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *