ESPAÇO CIÊNCIA NA SNCT

Museu tem programação especial na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A partir de segunda (15), o Espaço Ciência entra no clima da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Museu une-se a instituições e polos de todo o estado, com uma programação especial que inclui doze diferentes oficinas, além da Exposição “Ciência contra a Desigualdade”, que segue o tema da SNCT.

O Espaço Ciência, que é o organizador da SNCT no estado, confeccionou trinta exemplares da exposição, que foram distribuídos entre várias instituições, incluindo o Museu. Ela estimula, com o uso de experimentos e atividades interativas, o debate sobre desigualdades de renda, raça e gênero e sobre o papel da Ciência na redução destas desigualdades.

Além disso, doze oficinas abordam temas como sustentabilidade, diferenças étnicas e popularização da Ciência. Um exemplo é a oficina “Iluminando a Fluorescência e protetor solar”, que aborda a incidência de raios ultravioletas e a importância da melanina na proteção da pele. Ou a oficina “As cores de cada luz”, que revela que as cores podem se modificar a partir da interação com a luz.

Há diversas oficinas que abordam temas relacionados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. É o caso de “Empatia em forma de tecnologia”; “Rosa-arco-íris”; “Vida de Inseto”; “Pilha de Limão”; e “Carregando celular e ligando equipamentos elétricos usando sucata”.

O tema da Ciência e Redução das Desigualdades é tratado também em oficinas que buscam a popularização da ciência e a reflexão sobre o acesso ao conhecimento: “Experimentando“; “Construção de Tangram”; “Lançamento de Foguetes”; e “Você está sendo enganado”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS NO ESPACO CIENCIA

CIÊNCIA EM TODO LUGAR – O Espaço Ciência é apenas um dentre as milhares de instituições que realizam atividades no estado e no Brasil. Em Pernambuco, que foi o segundo estado com maior número de atividades registradas na SNCT do ano passado, a abertura da Semana acontece no município de Pesqueira. Mas há programação de popularização da Ciência em cidades em todas as regiões do estado: do Litoral ao Sertão. O encerramento oficial será no dia 21, em Macaparana, Zona da Mata. LEIA MAIS

    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *