INSCREVA-SE NO 1º SIMCAPI

Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Capibaribe, a ser realizado em novembro, no Espaço Ciência

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do “Simpósio Capibaribe: uma visão multidisciplinar”. O evento vai acontecer no Espaço Ciência – Museu Interativo de Ciência de Pernambuco nos dias 22, 23 e 24 de novembro. Além de mesas temáticas e apresentações culturais, haverá apresentação oral de trabalhos e sessões de pôster. Os interessados em participar devem se inscrever por meio do site abaixo.

CONFIRA O SITE DO SIMCAPI

O evento é organizado em parceria pelo Espaço Ciência, Instituto MAPAS, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional/PE (SBPC).

Trata-se de um espaço para reunir trabalhos científicos; debater a situação do Capibaribe e convidar os interessados, comunidade científica e sociedade civil, a somar esforços em defesa do rio. É também uma forma de celebrar o Dia do Rio Capibaribe, instituído por Lei Estadual de 2010 para 24 de novembro. Nesta data, haverá a culminância do evento, com canoata, análise das águas e atividades a serem realizadas no Marco Zero, bairro do Recife Antigo.   

Os debates dividem-se em três mesas temáticas. No dia 22, o tema “O Manguezal, a Bacia hidrográfica e o Estuário Capibaribe” será discutido em mesa-redonda conduzida por Maria do Carmo Soares (UFRPE). Participam da mesa Carlos Augusto Schettini (UFPE), Clemente Coelho Júnior (/UPE), Ricardo Braga (UFPE/Presidente da Associação Águas do Nordeste) e Augusto Guimarães (presidente da Colônia de Pesca Z-1).

No dia 23, serão duas mesas temáticas: uma pela manhã e outra pela tarde. Pela manhã, o debate sobre os “Direitos da Natureza e os direitos do Rio Capibaribe” serão conduzidos por Helenilda Cavalcanti (FUNDAJ), com participação de Vanessa Hasson  (UNICAP/MAPAS),  Fernando Porto (UFRPE), Luciana Camargo (Consultora) e Alexandre Sávio Pereira (COBH Capibaribe).

À tarde, a mesa temática “Revitalização da Bacia do Rio Capibaribe” terá como moderador Marcelo Asfora (Dipes/FUNDAJ). Participam do debate Aldo Santos (COMPESA), Anísio Coelho (FIEPE/PE), Eduardo Elvino  (CPRH) e Clênio Torres (APAC).

O evento será ainda um espaço privilegiado para troca de experiências e apresentação de trabalhos científicos, tanto na forma oral quanto em sessões de pôsteres. Poderão ser submetidos à avaliação trabalhos de estudantes, professores e pesquisadores em qualquer área do conhecimento, relacionados com o Sistema Estuarino do Rio Capibaribe.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma Comissão Científica composta por professores e pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa, com reconhecimento acadêmico e técnico sobre o tema. Os resumos devem ser enviados para o e-mail:  simposiocapibaribe@gmail.com

CONFIRA AS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Completam a programação as apresentações culturais, com mostra de documentários, exposição fotográfica e sarau de poesias.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SIMCAPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *