PROGRAMAÇÃO DO ESPAÇO CIÊNCIA

No Espaço Ciência, além da exposição “Ciência contra a Desigualdade”, oficinas abordam temas como sustentabilidade e divulgação científica

De 15 a 21 de outubro, o Espaço Ciência terá uma programação especial para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além das atrações permanentes, o Museu recebe a exposição “Ciência contra a Desigualdade” e oferece onze oficinas diferentes.

A exposição, que foi confeccionada para distribuição entre trinta polos de Pernambuco, provoca a reflexão sobre temas como racismo, desigualdade de gênero e de renda, e o papel da Ciência na redução das desigualdades.

As oficinas abrodam temas diversos, desde a importância do conhecimento científico até questões de sustentabilidade e harmonia com o meio-ambiente. Confira abaixo:

Experimentando: A oficina ressalta a importância da ciência para a construção da aprendizagem. Para isso, será apresentado um “show” de experimentos interativos, confeccionados com materiais de baixo custo.

Empatia em forma de tecnologia: A oficina propõe o uso da tecnologia para melhorias nas condições de vida. Para isso, será criada uma bengala inteligente a partir de . A mesma será capaz de materiais reciclados

Pintura Encanto: A oficina trata da arte rupestre e da importância desse patrimônio cultural. As crianças utilizarão materiais naturais para retratar seu cotidiano.  

Rosa arco-íris: A oficina pretende demonstrar os vasos condutores das plantas carregando as substancias até o aparelho reprodutivo e mostrar como um solo infectado com algum material químico pode gerar impactos no aparelho reprodutivo da flor ou fruto.

Carregando celular e ligando equipamentos elétricos usando sucata: A oficina pretende carregar celular e alimentar pequenos equipamentos elétricos usando a energia gerada por um motor extraído de sucata de impressoras ou de equipamentos industriais. 

Vida de Inseto: A oficina abordará as características dos insetos, seu desenvolvimento e as suas funções na natureza. E tem como objetivo estimular alunos a explorar espécies de insetos e entender que esses animais desempenham um importante papel na natureza.

Pilha de Limão: A oficina visa facilitar a compreensão e funcionamento das pilhas com bases nos conceitos químicos e físicos, além de apresentar os impactos causados pelo seu descarte incorreto. Os alunos irão produzir energia elétrica através de material orgânico, o limão.

Você está sendo enganado: A oficina tem por objetivo apresentar para os participantes algumas imagens que causam ilusão de ótica.

As cores de cada luz: A oficina pretende mostrar que os conceitos que conhecemos de “cor” pode mudar dependendo da luz ao qual estamos expostos e fazer uma associação com o que os alunos entendem sobre “racismo”. 

Construção de Tangram: A oficina tem a finalidade de mostrar que a geometria vive presente no nosso cotidiano, com exploração e identificação de propriedades geométricas, formas, bidimensionalidade, faces planas.

Lançamento de Foguetes: A oficina tem como objetivo ensinar como construir um foguete a base de água com garrafa pet e papelão, lançá-lo e contar a história do lançamento de foguetes da área espaço.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS NO ESPACO CIENCIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *