CONFIRA NOTAS DO 6º DESAFIO

Lançamento de foguetes movimentou participantes do Torneio Virtual de Ciência no mês de setembro

A construção e o lançamento de foguetes movimentou os grupos participantes do Torneio Virtual de Ciência, no sexto desafio. Os foguetes, confeccionados com garrafa pet, usaram água pressurizada como propulsor. A diferença foi sobretudo na base e nos paraquedas. Alguns grupos usaram técnicas mais elaboradas para a confecção do paraquedas, o que garantiu que ele permanecesse mais tempo aberto, com recorde de 20 segundos.

Além do tempo de permanência do paraquedas aberto, foram usados como critérios de avaliação criatividade, domínio do conteúdo e duração/qualidade do vídeo.  Além disso, uma escola de cada série recebeu uma pontuação extra de 0,3 pelo alcance obtido pela publicação de seu vídeo na fanpage do Torneio: curtidas, acessos, comentários e compartilhamentos feitos por diferentes perfis. Confira as notas:

CONFIRA AS NOTAS DO 8º ANO

CONFIRA AS NOTAS DO 9º ANO

CONFIRA AS NOTAS DO 1º ANO

CONFIRA AS NOTAS DO 2º ANO

CONFIRA AS NOTAS DO 3º ANO

O Torneio Virtual De Ciência é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia.

Até agora, foram lançados seis desafios. O primeiro propôs a apresentação de soluções naturais para um problema relacionado à água que afetasse a escola ou comunidade do grupo. O segundo pediu, entre outras coisas, um experimento que estimasse a quantidade de energia solar enviada todo mês para Pernambuco. O terceiro foi uma campanha de coleta de resíduos plásticos; o quarto, um Bolão da Copa do Mundo; o quinto, um experimento na área de Robótica; e o sexto, a criação e lançamento de foguetes.

O próximo desafio será lançado na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), dia 15 de outubro, e seguirá o tema da SNCT: “Ciência para a Redução da Desigualdade”.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

LEIA MAIS SOBRE O TVC