SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO

Observatório da Sé terá programação especial de 4 a 10 de outubro para celebrar a Semana Mundial do Espaço

A partir desta quinta, 04 de outubro, o Observatório Astronômico da Sé se une a agências espaciais, escolas, Planetários, museus e clubes de Astronomia em todo o mundo para celebrar a Semana Mundial do Espaço (World Space Week). 

A Semana, que segue até o dia 10, foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar dois eventos: o lançamento, em 04/10/57, do primeiro satélite feito pelo homem, o Sputnik 1; e a assinatura do Tratado que rege a exploração e uso pacífico do Espaço, em 10/10/67.

NO OBSERVATÓRIO DA SÉ, haverá observações, jogos pedagógicos, exposição e mostra de vídeos nos dias 4, 5, 6, 9 e 10 de outubro. Neste período, dependendo das condições meteorológicas, será possível observar, pelo telescópio, astros como o Sol, Vênus, Júpiter, Saturno, Marte e aglomerados estelares. Os visitantes também poderão observar o céu a olho nu para identificar algumas constelações.

Jogos como o “Boliche Astronômico” e “Dominó das Estrelas” estão entre as atividades. Na área interna do Observatório, o visitante pode desfrutar da exposição permanente “A Próxima Fronteira” e informações sobre a história da Astronomia em Olinda. Já na área externa, a partir das 18h, haverá projeção de vídeos.

Este é o segundo ano consecutivo que o Observatório da Sé participa da programação da Semana Mundial do Espaço. No ano passado, o evento alcançou escala recorde, com mais de 4 mil eventos nas 82 nações participantes.

Este ano, o tema da Semana é “O Espaço une o Mundo”. O tema é inspirado no UNISPACE + 50, realizado em junho deste ano  para celebrar o 50º aniversário da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Exploração e Uso Pacífico do Espaço Exterior. O objetivo era promover a cooperação entre as nações espaciais e emergentes e ajudar as atividades de exploração espacial a se tornarem abertas e inclusivas em escala global.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *