TVC: CONFIRA O 6º DESAFIO

No mês da Astronomia, Torneio Virtual de Ciência convida a construir foguetes

Setembro, para os pernambucanos, é o mês da Astronomia. Na próxima semana, dia 20 de setembro, celebra-se o nascimento de  George Marcgrave, responsável pela construção do Observatório Astronômico do Recife, o primeiro das Américas e de todo o Hemisfério Sul. Por isso, o sexto desafio do Torneio Virtual de Ciência  segue este mote e convida os participantes a construírem foguetes.

O foguete deve ser à base de água pressurizada e equipado com um paraquedas. É preciso registrar o momento em que o paraquedas abre e o tempo que ele permanece aberto. “Vale testar e gravar quantas vezes quiser antes de mandar o vídeo final. A ideia é garantir que o paraquedas fique aberto pelo maior tempo possível”, explica Arthur Lima, da Coordenação do TVC. Confira o desafio:

CONSTRUA UM FOGUETE À BASE DE ÁGUA PRESSURIZADA E EQUIPADO COM PARAQUEDAS, E MEÇA O TEMPO QUE O PARAQUEDAS PERMANECE ABERTO

O processo de realização deve ser registrado em vídeo, postado no Youtube e o link encaminhado ao Espaço Ciência até 23:59h do dia 26, exclusivamente pelo e-mail torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola. Todos os links serão postados no facebook do Torneio: acesse aqui.

Os vídeos são avaliados por uma comissão que atribui pontuação de até dois pontos para cada desafio, a partir de critérios técnicos como originalidade, relevância, adequação de conceitos, etc.

Não haverá pontuação por compartilhamento, mas será avaliado o alcance dos vídeos, ferramenta interna, que leva em conta visualizações, curtidas e diversidade de compartilhamentos. Uma escola de cada série receberá uma pontuação extra de 0,3 pontos – sendo a pontuação máxima limitada a dois.

O Torneio Virtual De Ciência é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

LEIA MAIS SOBRE O TVC