DE PESQUEIRA A MACAPARANA

Com abertura em Pesqueira e encerramento em Macaraparana, SNCT em PE promete muita divulgação científica

Está definido: a abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Pernambuco será no município de Pesqueira, Agreste do estado e o encerramento será em Macaparana, na Zona da Mata. Além disso, haverá ações unificadas nas datas que antecedem e sucedem a Semana: no dia 12, em Bezerros (Agreste) e de 24 a 27, em Araripina (Sertão). Essa foi uma das decisões da quarta reunião dos polos e instituições que fazem a SNCT-PE.

Com a presença de representantes de mais de dez municípios, o quarto encontro deu mostras de que, mais uma vez, Pernambuco vai fazer bonito durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, tem como tema: Ciência para a Redução das Desigualdades.

Algumas ações já estão em andamento em vários polos: a Feira de Ciências do Colégio Militar do Recife foi realizada na semana passada; a jornada de pesquisas sobre “A Ciência, a mulher e as profissões”, de Arcoverde, será na semana que vem.  Temas como agroecologia, sustentabilidade, inclusão de portadores de necessidades especiais, mulheres na Ciência, estão entre os eixos temáticos que estão sendo trabalhados entre as instituições parceiras.

Sede da abertura do evento, Pesqueira tem uma das maiores reservas indígenas do estado e promete engajar nas ações da SNCT os Xukuru, bem como a comunidade quilombola “Negros do Osso”, localizada no município.

Representante da cidade de Macaparana, que vai sediar o encerramento da Semana, Janaíse Faustino emocionou a todos com seu depoimento: “Em nosso município somos muito carentes de ações como essas. Na escola, muitos alunos já introjetaram a ideia de que não são capazes. Será uma oportunidade maravilhosa para que eles percebam que a Ciência está ao alcance de todos. Inclusive deles”, disse. Janaíse dançou côco, apresentou a terra do crochê e ainda presenteou o grupo com fatias de bolo de rolo.

CARAVANAS – Embora a abertura oficial ocorra no dia 15 e o encerramento seja no dia 21, algumas ações unificadas acontecerão antes e depois do evento. No dia 12, por exemplo, as três Caravanas da Ciência se encontram em Bezerros, onde estará acontecendo o 18º Encontro Nordestino de Astronomia, uma das ações da SNCT-PE. E, de 24 a 27, as Caravanas se unem na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Araripina.

Também já estão confirmados para receber uma das três caravanas (Ciência Móvel, Notáveis Cientistas de Pernambuco/Planetário e da Astronomia) os seguintes municípios: Lagoa do Carro, São Vicente Férrer, Joaquim Nabuco, Ipojuca, Arcoverde, Garanhuns e Itacuruba. Ainda há vagas para mais três visitas. Os interessados devem preencher o formulário no link abaixo:

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DAS CARAVANAS DA CIÊNCIA

EXPOSIÇÃO – Responsável pela elaboração da exposição “Ciência contra as desigualdades”, o designer do Espaço Ciência, Bruno Zimmerle, apresentou os conceitos e esboços iniciais da mostra.

São três mesas facilmente desmontáveis, com experimentos que suscitem o diálogo sobre desigualdades de renda, raça e gênero – além de outras atividades interativas. Serão confeccionados 40 exemplares da exposição para distribuição entre os vários polos.

SAIBA MAIS SOBRE A SNCT-PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *