ROBÓTICA NO 5º DESAFIO

Torneio Virtual de Ciência propõe o uso da Robótica para resolução de problemas

Está no ar o quinto desafio do Torneio Virtual de Ciência. A proposta é estimular o uso da Robótica no cotidiano. Para isso, o grupo deve identificar algum problema existente na escola e propor uma solução a partir da Robótica.

Vale usar qualquer plataforma ou metodologia: dos kits educacionais ao Arduíno. “Vale ressaltar que um dos critérios para pontuação é a criatividade. Por isso, valorizamos o uso de Robótica livre e sucata eletrônica”, destaca Arthur Lima, da Coordenação do TVC.

QUINTO DESAFIO

ESCOLHA UM PROBLEMA EM SUA ESCOLA E PROPONHA UMA SOLUÇÃO USANDO A ROBÓTICA.

O processo de realização do desafio deve ser registrado em vídeo, postado no Youtube e o link encaminhado ao Espaço Ciência até 23:59h do dia 25 de agosto, exclusivamente pelo e-mail torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.
Todos os links serão postados no facebook do Torneio: acesse aqui.

Os vídeos são avaliados por uma comissão que atribui pontuação de até dois pontos para cada desafio, a partir de critérios técnicos como originalidade, relevância, adequação de conceitos, etc.

Não haverá pontuação por compartilhamento, mas será avaliado o alcance dos vídeos, ferramenta interna, que leva em conta visualizações, curtidas e diversidade de compartilhamentos. Uma escola de cada série receberá uma pontuação extra de 0,3 pontos – sendo a pontuação máxima limitada a dois.

O Torneio Virtual De Ciência é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. O primeiro desafio aproveitou o tema da Semana da Água e propôs que os participantes identificassem um problema relacionado à água e propusessem soluções naturais.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

LEIA MAIS SOBRE O TVC