AVANÇA ORGANIZAÇÃO DA SNCT-PE

Cinco municípios disputam a abertura ou encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco

Arcoverde, Araripina, Bom Jardim, Macaparana e Pesqueira são candidatos a sediar a abertura ou encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. A decisão será tomada na próxima reunião, prevista para 8 de agosto.

A candidatura das cidades foi um dos pontos de pauta da reunião realizada nesta quarta (11) entre os polos da SNCT-PE. Durante o encontro, os participantes também puderam conhecer melhor as atividades que estão sendo planejadas pelos parceiros. “Muitas instituições já estão realizando atividades nas escolas desde o início do ano com o tema Ciência para Redução das Desigualdades”, ressalta Roberta Cristina, da Coordenação da SNCT-PE e Gerência de Programas do Espaço Ciência.

Nos próximos dias 18 e 19, Paudalho sedia a 1ª Mostra de Ciência e Educação. Em Arcoverde, a I Mostra Científica, com o tema “As mulheres, a ciência e as profissões” acontece no dia 14 de agosto, fechando um ciclo de atividades de pesquisa que durou o ano inteiro e rendeu 85 trabalhos. Também em agosto, no dia 03, ocorre a Feira de Conhecimentos do Colégio Militar do Recife com o projeto Ciência e Cidadania.

Algumas coordenações regionais, como Garanhuns, Arcoverde, Caruaru e São Vicente Férrer, conseguiram submeter projetos ao edital do MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação). Outros têm projetos consolidados mas, por dificuldades pessoais ou problemas na plataforma de submissão, não conseguiram enviar as propostas. É o caso de Araripina, Bezerros e Primavera.

Esta foi a terceira reunião de organização da SNCT-PE. A segunda, realizada no mês passado, foi específica para as coordenações regionais, cuja missão é garantir maior alcance das ações – com articulação de municípios vizinhos e de novas instituições participantes. Dentre os coordenadores regionais, estavam presentes os representantes de Garanhuns, Araripina, Arcoverde, Pesqueira, Bonito, Bezerros, Primavera, São Vicente Férrer e Angelim.

CONFIRA QUEM SÃO OS COORDENADORES REGIONAIS

Outras cidades estavam representadas, entre as quais Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe, Ipojuca, Tracunhaém, Paudalho, Bom Jardim e Macaparana. O Espaço Ciência ressaltou, ainda, que já está disponível  o formulário para solicitação das Caravanas da Ciência durante o período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DAS CARAVANAS

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A SNCT-PE