CONFIRA AS NOTAS DO 3º DESAFIO

Campanha de coleta de resíduos plásticos movimenta comunidades e escolas no Torneio Virtual de Ciência

O terceiro desafio do Torneio Virtual de Ciência envolveu escolas e comunidades em um intenso debate sobre sustentabilidade e resíduos plásticos. Muitos grupos garantiram um amplo alcance da campanha de coleta de resíduos e também criaram exposições bastante criativas.

Alguns grupos saíram de casa em casa, pelas ruas e pela comunidade, para realizar a campanha de coleta de resíduos plásticos. Além das criativas exposições, muitos estudantes realizaram gincanas para fomentar a discussão sobre sustentabilidade. Um grupo chegou a propor à Câmara dos Vereadores um projeto de Lei sobre coleta seletiva. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados”, afirma Arthur Lima, da Coordenação do Torneio.

Para a avaliação, foram utilizados critérios de criatividade, domínio do conteúdo, observância ao tempo máximo, qualidade de áudio e imagem e quantidade de material coletado/destinação adequada prevista. Neste último critério, foram observados fatos como o envolvimento e alcance da campanha, e não apenas a quantidade de material em números absolutos.

CONFIRA AS NOTAS DO 8º ANO

CONFIRA AS NOTAS DO 9º ANO

CONFIRA AS NOTAS DO 1º ANO

CONFIRA AS NOTAS DO 2º ANO

CONFIRA AS NOTAS DO 3º ANO

O quarto desafio é um Bolão da Copa do Mundo. A proposta foi usar matemática, mais especificamente a Estatística e Probabilidade, para estimar alguns resultados. As previsões foram encaminhadas até esta quinta (5) e, na próxima segunda (8), publicaremos a lista dos que encaminharam resultados. As notas só poderão ser divulgadas após a Final da Copa do Mundo, que acontece no dia 15 de julho. CONFIRA O QUARTO DESAFIO

O Torneio Virtual De Ciência é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. O primeiro desafio aproveitou o tema da Semana da Água e propôs que os participantes identificassem um problema relacionado à água e propusessem soluções naturais.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

LEIA MAIS SOBRE O TVC