MUDANÇAS NO TVC

Torneio acaba com pontuação por compartilhamentos devido ao mau uso da ferramenta pelos participantes

É com muito pesar que a organização do Torneio Virtual de Ciência informa que não haverá mais pontuação por compartilhamentos. A ideia foi pensada para ampliar a visibilidade dos projetos desenvolvidos pelos estudantes e aumentar o alcance do Torneio. No entanto, a concepção inicial foi deturpada por alguns participantes e a ferramenta passou a ser usada indevidamente, com uso de perfis falsos e outras atitudes que contrariam a proposta do TVC.

Tais atitudes ficaram mais evidentes neste quarto desafio. Observamos o uso de dezenas de perfis falsos, criados com o único objetivo de compartilhar uma postagem. Pior: tais estratégias não foram casos isolados de um ou outro grupo, mas de vários. “Se os compartilhamentos são feitos por um perfil falso, o intuito de ampliar a visibilidade dos projetos não se concretiza. Além disso, esse ardil vai de encontro ao que propõe o TVC, que é a disputa saudável e coletiva”, afirma Arthur Lima, da Coordenação do Torneio.

Houve outros problemas: links de algumas escolas foram, inexplicavelmente, denunciados e removidos do Facebook. Outras postagens passaram a receber comentários com denúncias de compartilhamentos indevidos. “Isso nos entristece muito. O Torneio tem o objetivo de instigar a prática científica por meio de desafios estimulantes. Buscamos uma competição amistosa e saudável. E isso não estava acontecendo”, desabafa Arthur.

MUDANÇA NO REGULAMENTO – Com isso, haverá uma mudança no regulamento. Ao invés dos compartilhamentos, a pontuação extra será dada por meio da avaliação do “alcance” de cada postagem. Trata-se de ferramenta interna, que leva em conta visualizações, curtidas e diversidade de compartilhamentos.  Neste último desafio por exemplo, há links com mais de 20 mil compartilhamentos, mas que alcançaram apenas 617 pessoas.

Esta regra passa a valer a partir do quinto desafio. Neste terceiro, não haverá nenhum tipo de pontuação extra.

CONFIRA O REGULAMENTO DO 3º TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA

SAIBA MAIS SOBRE O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA