CIENCIA JOVEM NO CHILE

Vencedor na categoria Desenvolvimento Tecnológico participa da 9ª Expo-Ciencias Latinoamericana ESI AMLAT

O grupo do EREM Augusto Gondim, de Goiana, está na cidade de Antofagasta, no Chile. Vencedor da 23ªCiência Jovem, na categoria Desenvolvimento Tecnológico, o grupo representa Pernambuco na 9ª Expo-Ciencias Latinoamericana ESI AMLAT. A Feira acontece até a próxima sexta (06) e reúne projetos de estudantes dos níveis Básico, Médio e Superior nos vários países da América Latina.

O projeto do Augusto Gondim foi motivado por uma situação vivida no cotidiano: a falta de água para a limpeza da escola. A partir desse problema, eles utilizaram motores e mangueira de uma máquina de lavar quebrada para criar o ECOLIMP. A máquina faz a filtragem de água já utilizada e ainda tem uma vassoura acoplada que gira rapidamente garantindo a lavagem do ambiente de maneira fácil. Uma solução encontrada para ajudar o único funcionário da escola responsável por mantê-la limpa para os mais de 500 estudantes.

Para Eulália Almeida, da coordenação da Ciência Jovem e da Gerência de Ação Social do Espaço Ciência, os projetos que se destacam na feira pernambucana tem feito bonito em eventos internacionais. Este ano, por exemplo, o projeto que foi destaque em Incentivo à Pesquisa ficou em segundo lugar na Milset Brasil e o grupo que se revelou na 22ª Ciência Jovem com um aplicativo de combate às arboviroses recebeu mais um prêmio internacional. “Tudo isso atesta a qualidade dos nossos projetos e da Feira Pernambucana. Temos certeza que este é mais um grupo que vai se destacar internacionalmente”, ressalta Eulália.

A 9ª Expo-Ciencias ESI Amlat é promovida pela MILSET (Movimento Internacional de Recreação Científica e Técnica). Trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cujo objetivo é desenvolver a cultura científica entre os jovens.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *