ASTEROID DAY

Observatório da Sé tem programação especial para o Dia Mundial dos Asteroides

Mais de 2.500 eventos em quase 200 países acontecem neste sábado, 30 de junho, durante o Asteroid Day. O Observatório da Sé é uma das instituições cadastradas, com uma programação que inclui observações com telescópios, mostra de vídeos, jogos lúdicos e Exposição de equipamentos astronômicos e meteoritos. Excepcionalmente no sábado, o Observatório estará aberto de 16h às 21h.

Em Pernambuco, além do Observatório da Sé, o EREM Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes, realiza seu Asteroid Day. O evento, mundial, foi sancionado pelas Nações Unidas em 2016, como um dia global de educação para aumentar a conscientização sobre os asteroides e sobre a necessidade de usar a ciência para proteger a humanidade de impactos futuros. A data marca o aniversário do maior impacto asteroidal registrado na história, em 1908, na Sibéria, Rússia.

SAIBA MAIS SOBRE O ASTEROID DAY

Notícias recentes, incluindo o impacto ocorrido em Botswana este mês, detectado apenas algumas horas antes, e a descoberta de Oumuamua, o primeiro objeto interestelar conhecido a passar pelo Sistema Solar, renovou a foco sobre missões destinadas a asteroides.

Em Pernambuco, o evento tem um significado especial, já que o estado sedia o projeto IMPACTON, que analisa e monitora asteroides. O projeto é desenvolvido no OASI – Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, localizado na cidade de Itacuruba. Existem  pelo menos dois asteroides cujos nomes de batismo celebram o estado: o asteroide 10468, descoberto em 1981, que no ano passado ganhou o nome de Itacuruba; e o asteroide 158520, batizado em  2013  com o nome do Químico pernambucano Ricardo Ferreira.

PROGRAMAÇÃO NO ALTO DA SÉ – Quem for ao Observatório da Sé neste sábado, 30 de junho, poderá usar o telescópio para observar a Lua, Vênus, Júpiter, Saturno e Marte. Ou mesmo utilizar a luneta para uma bela visão do Recife e Olinda. Haverá também  Mostra de vídeos sobre asteroides e jogos lúdicos. O visitante poderá, ainda, aprender um pouco sobre o funcionamento de equipamentos como telescópios, binóculos e lunetas. Ou conhecer alguns meteoritos que estão expostos no Observatório e descobrir sua composição, origem e características.

“Vale ressaltar que toda observação vai depender das condições meteorológicas. Caso sejam boas, poderemos observar Vênus logo após o pôr do sol; Júpiter e suas luas Galileanas; Saturno com seus anéis; além de Marte e da Lua, que estará em sua fase minguante”, explica Cleiton Batista, da Coordenação do Observatório da Sé.

O Observatório Astronômico da Sé é gerido, desde 2004, pelo Espaço Ciência – Museu Interativo vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado.

PELO MUNDO – Tal como nos anos anteriores, a Agência Espacial Europeia (ESA) apoiará os eventos do Asteroid Day em 2018. Na sexta-feira, 29 de Junho, os gestores da ESA, peritos em missões de asteroides e o astronauta da ESA, Matthias Maurer, participarão do Asteroid Day LIVE em Luxemburgo.

Em 30 de junho, o Observatório Europeu do Sul (ESO) e a ESA se unem em um webcast ao vivo. Haverá entrevistas com especialistas, notícias, atualizações e alguns resultados mais recentes da ciência dos asteroides. ASSISTA AO VIVO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *