BOLÃO DO TVC

Quarto desafio estimula participantes a manejar as estatísticas da Copa e prever resultados

O Torneio Virtual de Ciência entrou em clima de Copa do Mundo. Por isso, o futebol é o tema do quarto desafio. A proposta é usar matemática, mais especificamente a Estatística e Probabilidade – ferramentas já utilizadas em jogos de futebol para estimar alguns resultados. Como os jogos vão apenas até dia 15 de julho, tivemos que antecipar o desafio, que também terá um prazo mais curto: até dia 5 de julho.

Como muitas escolas já estão em recesso, não será preciso gravar vídeo. Mas o grupo precisa encontrar formas de trocar ideias, analisar os jogos já realizados, discutir a campanha de cada time, reunir informações e avaliar as perspectivas.  “Um bolão tem um pouco de sorte e um pouco de Ciência: é preciso analisar vários aspectos e manejar bem os números para elaborar estimativas”, explica Arthur Lima, da Coordenação do TVC.

São dez perguntas e cada acerto corresponde a 0,2 pontos. As respostas devem ser preenchidas no modelo abaixo, que deve ser salvo em pdf e enviado como anexo, exclusivamente pelo e-mail torneiovirtualdeciencia@gmail.com,  até 23:59h do dia 5 de Julho.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.

CONFIRA O DESAFIO

Reúna o máximo de informações e estatísticas da Copa do Mundo para prever as respostas para as seguintes perguntas:

• Qual será o número total de gols durante a copa do mundo?
  • Qual será o número de finalizações de todos os jogos?
  •  Quantos pênaltis terão nos jogos da copa?
  •  Qual será o número de impedimentos?
  •  Quantos gols fará o artilheiro da copa?
  •  Qual será o número de faltas existentes em todos os jogos?
  •  Quantos cartões amarelos serão dados nos jogos?
  •  Quantos cartões vermelhos serão dados nos jogos?
  •  Quem será o vice-campeão?
  •  Quem será o campeão da copa do mundo?

ACESSE O MODELO DO BOLÃO DO TVC

TERCEIRO DESAFIO – O terceiro desafio segue até dia 30 de junho. A ideia é criar uma campanha de coleta de resíduos plásticos, elaborar uma exposição com este material e prever destinação adequada para ele.  CONFIRA O 3º DESAFIO

O Torneio Virtual De Ciência é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. O primeiro desafio aproveitou o tema da Semana da Água e propôs que os participantes identificassem um problema relacionado à água e propusessem soluções naturais.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

LEIA MAIS SOBRE O TVC