TVC CONTRA A POLUIÇÃO PLÁSTICA

Terceiro desafio do Torneio Virtual de Ciência traz à tona o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

O terceiro desafio do Torneio Virtual de Ciência segue o tema definido pela ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi celebrado no dia 5 de junho: “Acabe com a Poluição Plástica”.

Agora, o convite é para que os grupos coletem o máximo possível de resíduos plásticos: em suas casas, na escola, na comunidade. Depois, separem os diversos tipos deste material e montem uma exposição, em um evento aberto ao público na data que será chamada de: O DIA EM QUE O PLÁSTICO NÃO FOI PARA O LIXO.

A data para realização do evento deve ser livremente escolhida pelo grupo, desde que possa ser documentada para entrar no vídeo. Depois, todo material utilizado na exposição precisa receber uma destinação adequada, que deverá ser indicada no vídeo.

Segundo dados obtidos por pesquisadores da Universidade de Califórnia (EUA), de 1950 a 2015, foram produzidas 8,3 bilhões de toneladas de plástico. Deste total, cerca de 6,3 bilhões de toneladas se tornaram resíduos. Pior:  apenas 9% desse montante foi reciclado. Neste mesmo período, a produção anual de plástico elevou-se de 2 milhões de toneladas para 400 milhões de toneladas.

Somente durante a última década a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. Mais da metade do plástico consumido pela humanidade é de uso único ou descartável e estimativas contabilizam perto de um trilhão de sacolas de plástico utilizadas por ano pelos homens. Mais de 70% da produção total de plástico está em esgotos, que vão para aterros sanitários e ambientes abertos, incluindo os oceanos.

CONFIRA O DESAFIO

Realize uma campanha de coleta de diversos tipos de resíduos plásticos; separe-os e monte uma exposição que deve ser aberta ao público em uma data que será chamada “O DIA EM QUE O PLÁSTICO NÃO FOI PARA O LIXO”. Não esqueça de indicar no vídeo que destinação será dada a cada tipo de material plástico.

O processo de realização do desafio deve ser registrado em vídeo, postado no Youtube e o link encaminhado ao Espaço Ciência até 23:59h do dia 30 de junho, exclusivamente pelo e-mail torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.
Todos os links serão postados no facebook do Torneio: acesse aqui.

Os vídeos são avaliados por uma comissão que atribui pontuação de até dois pontos para cada desafio, a partir de critérios técnicos como originalidade, relevância, adequação de conceitos, etc.

Além disso, uma escola de cada série, que tiver o maior número de compartilhamentos no vídeo, postado na fanpage do Torneio, receberá uma pontuação extra de 0,3 pontos – sendo a pontuação máxima limitada a dois.

CONFIRA O REGULAMENTO DO 3º TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA

O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. O primeiro desafio aproveitou o tema da Semana da Água e propôs que os participantes identificassem um problema relacionado à água e propusessem soluções naturais.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

LEIA MAIS SOBRE O TVC 2018