DIA D@ QUÍMIC@

Atrações especiais celebraram o Dia dos Profissionais da Química

Quem visitou o Espaço Ciência na segunda, 18 de junho, foi recebido com uma programação especial na área de Química. Já na Recepção, participaram de atividades interativas do Show da Química, como “Queimando o Real”, “Bomba de Hidrogênio” e “Pasta de Elefante”. Além disso, desfrutaram das atrações permanentes, que incluem as exposições “História Química da Humanidade”, “Minha Casa tem Ciência?” e “Nanoexplora”.

O Espaço Ciência esteve ainda no departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com uma réplica simplificada da exposição “História Química da Humanidade”.  A mostra, contada por meio de painéis e experimentos interativos, apresenta aspectos intrigantes que mostram a presença da Química em fatos históricos como a chegada dos Europeus ao Brasil; a primeira guerra mundial; a independência dos Estados Unidos; dentre outros.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

O dia 18 de junho foi escolhido como Dia Nacional do Químico em 1956. Nessa data, o então Presidente Juscelino Kubitschek promulgou a “Lei Mater dos Químicos” – nº 2800/56, que regulamenta o exercício da profissão.

Outra exposição do Espaço Ciência bastante visitada no Dia do profissional de Química é “Minha Casa tem Ciência?”. A exposição é composta por sala, quarto do casal, quarto da criança, cozinha, banheiro e lavanderia.

Em cada canto, é possível perceber o quanto estamos sempre rodeados de Química: na composição dos produtos de higiene e de limpeza; nos tipos de fibra em cada vestimenta; nos pigmentos que compõem as tintas da parede; nos alimentos que preparamos e comemos; e até nas fezes deixadas no vaso sanitário.

A Química é destaque também na exposição “Nanoexplora”, cujo foco é a nanotecnologia. Entre outras coisas, ela conta com um Microscópio de Tunelamento, onde o objeto de estudo é aumentado um bilhão de vezes, permitindo a visualização em escala atômica.

O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência da Secretaria de Ciência, tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e nos fins de semana de 13:30h às 17h. Grupos de mais de dez pessoas devem agendar sua visita pelo formulário abaixo:

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE VISITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *