SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Semana do Meio Ambiente atrai mais de 3.400 visitantes para refletirem sobre a poluição plástica

 

Encerrada nesta sexta, 08, a Semana do Meio Ambiente atraiu mais de 3.400 visitantes ao Espaço Ciência. Em oficinas, trilhas, experimentos, apresentações e gincanas,  eles foram convidados a refletir sobre o meio ambiente e, mais especificamente, sobre a poluição plástica.

Na terça-feira,  Dia Mundial do Meio Ambiente, foram cerca de 500 visitantes. A data foi estabelecida durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1972, quando foi realizada a Conferência de Estocolmo. Foi uma forma de alertar as pessoas para o fato de que os recursos naturais não são inesgotáveis e que é necessário mudar as relações com o ecossistema. Este ano, o tema escolhido pelas Nações Unidas para seu alerta é: Acabe  com a Poluição Plástica.

Segundo dados obtidos por pesquisadores da Universidade de Califórnia (EUA), de 1950 a 2015, foram produzidas 8,3 bilhões de toneladas de plástico. Deste total, cerca de 6,3 bilhões de toneladas se tornaram resíduos. Pior:  apenas 9% desse montante foi reciclado. Neste mesmo período, a produção anual de plástico elevou-se de 2 milhões de toneladas para 400 milhões de toneladas.

Somente durante a última década a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. Mais da metade do plástico consumido pela humanidade é de uso único ou descartável e estimativas contabilizam perto de um trilhão de sacolas de plástico utilizadas por ano pelos homens. Mais de 70% da produção total de plástico está em esgotos, que vão para aterros sanitários e ambientes abertos, incluindo os oceanos. (Fontes: Blog Giro Sustentável e BBC Brasil)

Nas diversas atividades realizadas pela meninada durante a Semana do Meio Ambiente no Espaço Ciência, a regra foi: reduzir, reutilizar, reciclar. Em uma peça interativa na qual o público se transforma em personagens, as crianças são convidadas a recriar o ecossistema marinho e observar os impactos dos resíduos plásticos. Em várias atividades, podem transformar plástico em bijuterias, artesanato, hortas ou objetos decorativos. São mais de dez oficinas, além de trilha ecológica, passeio de barco e muitas outras atrações.

SAIBA MAIS SOBRE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO ESPAÇO CIÊNCIA

CONFIRA A PLAYLIST NO YOUTUBE

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *