TVC: 2º DESAFIO ATÉ DIA 05

Por conta da Greve dos Caminhoneiros e problemas de mobilidade, prazo para envio dos vídeos foi prorrogado

À pedido dos participantes, que alegaram dificuldades de mobilidade por conta da Greve dos Caminhoneiros, o prazo para envio dos vídeos do segundo desafio do Torneio Virtual de Ciência foi prorrogado para 5 de junho. Lembramos que o vídeo deve registrar o processo de realização do desafio e ser postado no Youtube. Apenas o link deve ser encaminhado exclusivamente pelo e-mail torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.

A energia solar é o tema do segundo desafio. Para os alunos do Ensino Médio, é necessário realizar um experimento para medir a irradiância solar. O pessoal do Fundamental deve realizar um experimento que demonstre a utilização da energia do sol. Ambos deverão partir da quantidade de energia que o Sol envia todo mês para Pernambuco (no caso do Ensino Médio, calcular com base em seu experimento e, para os do Fundamental, buscar fonte confiável); dar sua resposta em números de bombas atômicas de Hiroshima; e calcular qual seria o valor em reais dessa energia se tivesse o mesmo preço de nossa energia elétrica.

CONFIRA SOBRE O SEGUNDO DESAFIO

Todos os links enviados serão postados no facebook do Torneio, no dia 6 de junho: acesse aqui. A partir de então, os participantes têm dois dias para compartilhar seus vídeos. Uma escola de cada série, que tiver o maior número de compartilhamentos, receberá uma pontuação extra de 0,3 pontos. A pontuação técnica é dada por uma comissão que atribui até dois pontos para cada desafio, a partir de critérios técnicos como originalidade, relevância, adequação de conceitos, etc.

CONFIRA O REGULAMENTO DO 3º TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA

O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. O primeiro desafio aproveitou o tema da Semana da Água e propôs que os participantes identificassem um problema relacionado à água e propusessem soluções naturais.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA 2018

> Saem notas do 1º desafio

> Confira vídeos do primeiro desafio

Mais de 200 grupos de escolas em todas as regiões do estado participam da disputa