TVC: MUDANÇA PARA FUNDAMENTAL

À pedido dos participantes, 2º desafio do Torneio Virtual de Ciência sofre alteração para grupos do Fundamental

À pedido dos participantes, que alegaram dificuldade para os alunos de turmas do Fundamental realizarem o experimento para medir a irradiação solar, o segundo desafio do Torneio Virtual de Ciência terá uma alteração. Mas só para estes alunos.

Os grupos do Fundamental podem obter os dados sobre a irradiação solar em Pernambuco de alguma fonte confiável e fazer a conversão em bombas atômicas de Hiroshima, assim como o cálculo do valor dessa energia se tivesse o mesmo preço de nossa energia elétrica. Em contrapartida, terão que fazer um experimento que demonstre a utilização da energia solar.

Caso já tenham conseguido montar o experimento para medir a irradiação, os grupos não precisarão modificar o seu projeto. O desafio para os alunos do Fundamental fica, portanto, da seguinte maneira:

Descubra a quantidade de energia que o Sol envia todo mês para Pernambuco; dê sua resposta em números de bombas atômicas de Hiroshima; calcule qual seria o valor em reais dessa energia se tivesse o mesmo preço de nossa energia elétrica; e monte um experimento que demonstre a utilização da energia solar. Comente seus resultados.

PARA OS DEMAIS – Para o pessoal do Ensino Médio, o desafio segue da mesma forma: “Monte um experimento para estimar a quantidade de energia que o Sol envia todo mês para Pernambuco. Dê sua resposta em números de bombas atômicas de Hiroshima e calcule qual seria o valor em reais dessa energia se tivesse o mesmo preço de nossa energia elétrica. Comente seus resultados”.

O sol é a principal fonte de toda energia que existe na Terra. Sem ela, outras fontes de energia – como os ventos ou as águas – não existiriam. A quantidade dessa energia que, todo mês, chega até nosso planeta é bem grande. Por que, então, precisamos pagar tarifas tão altas pelo consumo de energia? “Essas são algumas reflexões que queremos fomentar a partir da proposta de criação de experimentos para medir a quantidade de energia solar”, explica o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

ATÉ DIA 30 – O processo de realização do desafio deve ser registrado em vídeo, postado no Youtube e o link encaminhado ao Espaço Ciência até 23:59h do dia 30 de maio, exclusivamente pelo e-mail torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.
Todos os links serão postados no facebook do Torneio: acesse aqui.

Os vídeos são avaliados por uma comissão que atribui pontuação de até dois pontos para cada desafio, a partir de critérios técnicos como originalidade, relevância, adequação de conceitos, etc.

Além disso, uma escola de cada série, que tiver o maior número de compartilhamentos no vídeo, postado na fanpage do Torneio, receberá uma pontuação extra de 0,3 pontos – sendo a pontuação máxima limitada a dois.

CONFIRA O REGULAMENTO DO 3º TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA

O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. O primeiro desafio aproveitou o tema da Semana da Água e propôs que os participantes identificassem um problema relacionado à água e propusessem soluções naturais.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA 2018

> Saem notas do 1º desafio

> Confira vídeos do primeiro desafio

Mais de 200 grupos de escolas em todas as regiões do estado participam da disputa